400 residências foram danificadas pela tempestade do último sábado (20).
Segundo a prefeitura, decreto pode durar até 180 dias.
A Prefeitura de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, decretou na manhã desta segunda-feira (22) situação de emergência no município. A decisão do prefeito é decorrente da tempestade que assolou a cidade no último sábado (20) e danificou cerca de 400 residências. A estrutura do telhado do Hospital Santa Casa de Misericórdia do município também foi afetada pelo mau tempo, que causou danos especialmente na ala da emergência que atende usuários do SUS
A prefeitura ainda está contabilizando os estragos causados pela tempestade, mas já tem em conta que tanto residências privadas como prédios públicos foram afetados pela tempestade. Estradas e vias de acesso ao município também foram parcialmente afetados e bloqueados por quedas de árvores e postes de luz. Como resultado da tormenta, houve redução no abastecimento de água e energia elétrica da cidade e até as 15h desta segunda-feira ainda não havia previsão de quando os serviços seriam totalmente restabelecidos.
Segundo a prefeitura da cidade, Santana do Livramento permanecerá em situação de emergência pelos próximos 180 dias. Nesse tempo, serviços hospitalares de urgência serão oferecidos à população, já que o Hopital Santa Casa teve sua estrutura abalada. Um grupo de voluntários será convocado para ajudar na arrecadação de recursos e assistência à população afetada.
Na Região da Campanha, o município de Hulha Negra também calculan os prejuízos causados após o temporal do fim de semana. Um levantamento é realizado pela Defesa Civil da cidade. Até o momento, há registro de mais de 60 casas atingidas, a maioria delas na zona rural. Galpões e lavouras também foram afetados. Seis famílias perderam tudo. A prefeitura do município deverá decretar situação de emergência na manhã desta terça-feira (23).
Fonte: G1