Os resultados do IDEB nas escolas do município e do estado mostram um crescimento positivo.
Rodrigo Guterres, secretário de educação e cultura esporte e lazer, explica que o IDEB não deve ser utilizado apenas para comparar municípios ou estados, mas como uma ferramenta para identificar a realidade de cada escola e orientar as ações necessárias para melhorar a aprendizagem dos estudantes. Os resultados consideram o desempenho dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado a cada dois anos. O índice também leva em conta o fluxo escolar, aprovação, reprovação e permanência dos estudantes.
Ele lembra que muitos criticam os professores pelo desempenho de alunos, porém, lembra Rodrigo, que todos são preparados e atualmente a segunda profissão que mais inviabiliza trabalhadores por doenças é a dos professores. Atualmente, são inúmeros os desafios que eles enfrentam em salas de aulas e jamais se deve culpá-los pelo desempenho não satisfatório de alunos. -A realidade é outra, pois antes muitos estudantes vinham de suas casas com limites, e agora esse papel de respeito, limites, cumprir horários, dentre outros comportamentos, que cabe aos pais os responsáveis, está sendo transferido e cobrado em sala de aula e nos ambientes escolares pelos profissionais de educação. Muitas vezes os pais vão às escolas reclamar quando é preciso chamar atenção dos filhos, atesta Guterres.
A Secretaria Municipal de Educação pretende analisar os resultados do IDEB, individualmente, com relatórios por aluno, turma e escola. Porém, antes disso, foi realizada reunião com gestores escolares para avaliar os dados e definir estratégias em conjunto com equipes diretivas, coordenações pedagógicas e professores.

Seja o primeiro a comentar