
O evento que tem como propósito celebrar e reforçar os valores da paz contou com a chegada da tradicional Cavalgada da Paz, além de uma mateada, plantio simbólico, celebração ecuménica e apresentações artísticas.
Os cavaleiros partiram da Sanga da Batalha, na localidade de Vasco Alves, percorrendo o interior do município até a cidade. A chegada da cavalgada emocionou o público presente, que acompanhou a programação com entusiasmo.

Ilva Goulart, coordenadora da 4ª Região Tradicionalista, destacou o papel dos cavaleiros como disseminadores da paz. “Palmilhar a paz sobre as patas dos cavalos é uma demonstração de amor e respeito, contribuindo para a construção de um mundo melhor”, afirmou.
Leia mais: Três semifinalistas definidos na Copa dos Campeões em Alegrete
O prefeito Jesse Trindade também ressaltou a importância do evento e o papel do tradicionalismo na construção de uma sociedade pacífica. “O meio tradicionalista é um dos grandes incentivadores da paz, assim como o esporte. Cada um de nós pode ser um agente de transformação, construindo a paz em todos os espaços e promovendo um ambiente de trabalho e convivência harmônico”, declarou.

A Semana da Paz foi instituída no 42º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1997, por iniciativa do radialista Milton Mendes de Souza. O evento faz referência ao Tratado de Paz de Ponche Verde, que encerrou a Revolução Farroupilha, reforçando a importância da harmonia e da conciliação.
Leia mais: Moradores do Durasnal denunciam envenenamento de gatos no Corredor do Taperão
Programação da 29ª Semana da Paz
25 de fevereiro (terça-feira): Palestra sobre saúde e qualidade de vida com o nutricionista Alan Boldori.
26 de fevereiro (quarta-feira): Palestras nas escolas ministradas pelo Departamento Cultural da 4ª Região Tradicionalista, prendas e peão regional.
27 de fevereiro (quinta-feira): Roda de conversa sobre “Conectando tradições e saúde mental” com a psicóloga Bárbara Correia, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Praça Central.
A Semana da Paz segue com atividades voltadas à reflexão e ao fortalecimento dos valores que promovem o bem-estar e a convivência harmoniosa na comunidade alegretense.



















