6 de Julho: Dia Internacional do Cooperativismo

Estamos prestes a comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, data celebrada anualmente no primeiro sábado do mês de julho.

A data foi criada para reconhecer e destacar o importante papel desempenhado pelo setor. O cooperativismo encontra-se em grande expansão e vem ampliando cada vez mais seus espaços, ganhando capilaridade e competitividade.

Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou a importância das cooperativas e seu crescimento em tempos de crise, com índices superiores ao desempenhado pelos demais integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Segundo ele, as cooperativas possuem diferenciais muito estratégicos. Dentre eles: o atendimento diferenciado, o foco no associado, o estímulo à poupança e a democratização do acesso ao crédito, sobretudo entre os pequenos investidores.

Para o Sicredi, o cooperativismo é seu modelo de negócio, seu propósito e também seu principal diferencial. Desta forma, é natural que se posicione nos próximos dias para ampliar seu impacto e efetividade. “Mais do que um modelo econômico, este é um modelo de vida, que aproxima pessoas”, orgulha-se o presidente da Sicredi Pampa Gaúcho, José Antônio Menezes.

Sicredi apoia Dia C e estimula o voluntariado

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo, também voltamos nossas atenções para o Dia C

Mais uma vez, o Sicredi apoia o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data contempla o programa de responsabilidade social das cooperativas, que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário.

O Dia C é uma iniciativa da OCB e é comemorado no primeiro sábado de julho e neste ano acontece no dia 6 de julho, data que nos remete ao Dia Internacional do Cooperativismo.

Os projetos, que acontecem em âmbito nacional, promovem a transformação social das comunidades em aspectos de saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

Em 2018, foram realizadas iniciativas em 1136 cidade do país, com a participação de aproximadamente 120 voluntários, beneficiando mais de 2,2 bilhões de brasileiros.

A ideia é ampliar esses números em 2019, quando comemora-se 10 anos do Dia C, para transformar vidas. O Dia de Cooperar nasceu em 2009, em Minas Gerais, e imediatamente ganhou a adesão de cooperativas de todo o país.