7ª Semaneca aborda a internet na vida de crianças e jovens

A 7ª Semaneca iniciou no plenário da Câmara de Vereadores com a presença de educadores, do Conselho Tutelar de Alegrete, e de representantes de Manoel Viana e São Francisco de Assis.

Com o tema “Conexão e Proteção: Eduque, Previna e Projete”, o evento acontece até o próximo dia 12, em uma iniciativa do gabinete do vereador e atual presidente da Câmara, Moisés Fontoura. O primeiro tema foi abordado pela diretora de Projetos Especiais da SaferNet Brasil, Juliana Cunha. Ela destacou que o tema é desafiador e deve ser uma preocupação constante para professores, pais e demais autoridades. A técnica informou que 95% das crianças e jovens usam a internet, o que pode causar um impacto na saúde mental, envolvendo vários aspectos. Em 2023, foram registradas mais de 4 milhões de denúncias anônimas e mais de 790 mil páginas removidas, citou.

PAT GENTE| Didi encontrou na música e nas artes, motivação para superar perdas e adversidades

É preciso ter autocuidado com o que se acessa na internet, se o conteúdo é empobrecedor ou ajuda, questiona. É importante observar o tempo de tela de cada criança e jovem, pois três de cada 10 pessoas desse público apresenta algum problema devido ao uso das redes. Existe um canal de ajuda na internet que pode ser usado por professores, pais e conselheiros tutelares, permitindo o anonimato, informou.

Conselheiros Tutelares de três municípios na Semaneca

“O uso das tecnologias por crianças e adolescentes: função família e escola”, com a palestrante Rosangela Machado Moreira, psicóloga da Secretaria Estadual da Saúde.“A organização de uma rede de atenção ao sofrimento mental em escolas: a experiência do PSE de Alegrete”, com Paula Lamb Quilião, fisioterapeuta e Coordenadora do Programa Saúde na Escola de Alegrete.

O frio deve se acentuar com o reforço de ar polar nos próximos dias em Alegrete

A 7ª Semaneca continua no dia 11 com atuação da Defensoria na Educação em direitos relacionados ao uso de telas ao cyberbullying com a palestra de Paula Simões Dutra Oliveira – Defensora Pública do RS, ações da redução do uso de celulares nas escolas: relato experiência do Colégio Raymundo Carvalho e ações de prevenção as violência digitais : relatos de experiências de escolas públicas de Alegrete IEEA e EMEB Francisco Carlos.

Ação da Brigada Militar identifica e prende criminosos após furto em loja na Rua Dos Andradas

O evento termina na sexta -feira(12) com os temas: Abandono Digital sobre a perspectiva do dever de proteção integral com Gabriel Munhoz Capelani- Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Alegrete e Ciberbullyng que será abordado por Silvana Lectzow dos Santos- Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Alegrete.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários