A professora dos Cavaleiros Especiais

ENTREVISTA:
a cavalo rédea
O cavalo hoje é grande destaque como instrumento de reabilitação e educação. Este se transforma em um personagem na vida da criança, do praticante, passando então a ser um ponto de contato sedutor com o mundo que o rodeia. A equoterapia não consiste apenas em exercícios de estimulação neuromuscular, visto tratar-se de um método terapêutico que envolve o ser humano por completo. Paciente e cavalo participam ativos dos exercícios. E a equipe formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, instrutores de equitação, são fundamentais para conduzir e levar a bom termo a terapia ao longo do tempo.
a cavalo campo
Mas o elo de todo esse processo passa por um educador físico. Em Alegrete, o CEAL realiza um belo trabalho e uma educadora física é a responsável por todo o trabalho prático nas aulas. A alegretense Sibele Pinto Saldanha, formada em Educação Física pela Urcamp Alegrete, com atualizações de Equitação para Equoterapia, bateu um papo com o Portal Alegrete Tudo, confira.
a cavalo veio
 
Portal: Há quantos anos você exerce atividades no CEAL ?
Sibele: Estou há 7 anos trabalhando junto ao Centro Equoterapia de Alegrete.
Portal: Durante este tempo quais foram as melhorias no local de trabalho ?
Sibele: As melhorias foram nos equipamentos de multimídias, adquiridos através do projeto Ponto de Cultura  “Cavaleiros Especiais”  da Equoterapia  de Alegrete, cavalos, novos associados, colaboradores, e a divulgação na mídia.
a cavalo braço
Portal: Quais são os benefícios da Equoterapia entre os alunos?
Sibele: Cada caso é diferenciado, mas desenvolve o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local. O equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de noções corporais. O aperfeiçoamento do assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global. Nesta fase, o praticante aperfeiçoa e aplica os ensinamentos adquiridos, que o permitem manter-se equilibrado sobre à sela e unir-se coordenado e harmoniosamente aos movimentos do cavalo, desenvolvendo com o animal um conjunto biomecânico melodioso.
a cavalo guri bella
Portal: Como é feito a triagem dos alunos?
Sibele: Toda terapia há cuidados que se devemos ter, primeiramente indicação de um médico neurologista, indicando o praticante para a Equoterapia, é feito uma entrevista pela equipe através da qual conhecemos o limite do paciente/ praticante, sendo apto ou não ao cavalo.
a cavalo pista
Portal: E os animais, existe um tratamento ? Como eles são cuidados para interagir com os pacientes ?
Sibele: Atualmente temos 9 cavalos, mantidos pela ONG. São escolhidos pelo temperamento, mansos e dóceis, estatura média 1m e 56 e a idade média de 10 anos acima.
a cavalo trato
Portal: E essa Parceria com o 6º RCB, qual a importância para o teu trabalho ?
Sibele: Os cavalos ficam aos cuidados dos militares do Regimento. A ração e medicação é entregue pelo CEAL aos responsáveis. Existe um veterinário e tratador dos animais.
a cavalos dois
Portal: Você tem a função de educadora física, como são ministrada suas aulas ?
Sibele: Sim. Minha função é na área da pré-equitação, onde os alunos já tem uma maior confiança sobre o cavalo e tem mais equilíbrio emocional. As atividades que aplico são bem particulares, pois o fator individual de cada praticante é de grande valor. O aluno que tem medo, faço atividades para que ele tenha decisões na atividade como  guiar e acariciar o cavalo.
Portal: Trabalhar com crianças é cativante e seus alunos são especiais. Qual o sentimento afetivo de tudo isso ?
Sibele: A maioria das pessoas não imagina o quanto podemos aprender com os portadores de necessidades especiais, principalmente as crianças. Às vezes, estamos tão presos à perfeição das formas físicas e aos aspectos materiais que esquecemos de observar a riqueza oculta na sua essência.
Eu tenho a felicidade de trabalhar, como educadora física, com crianças especiais, e posso afirmar que elas me ensinam muito. Aprendi que a alegria de viver, a força interior, a determinação, a vontade de ser feliz e a capacidade de adaptação, são mais evidentes nessas crianças. Cada obstáculo vencido na busca da realização de um objetivo é demonstrado através de explosões de alegria e felicidade de cada aluno.
a cavalo bella principal
 
Portal: São 14 anos de atividade do CEAL. Qual história ou momento te marcou mais desde que você iniciou as atividades no Centro ?
Sibele: Iniciei no trabalho de parceira voluntário em 2007. Fui convidada para a equipe do CEAL, depois de 1 ano, quando a colega que me levou teve que se afastar por motivos particulares. São 7 anos de muitas histórias de superação, amor de mães, a indiferença de outros, mas não cito nenhuma, todas deixaram uma marca no meu coração.
Esses pequenos podem nos ensinar lições valiosas como respeito, dignidade, força, determinação, perseverança, compreensão, compaixão, gratidão e, principalmente, amor.
a cavalo bella e guri
Portal: O que é Equoterapia e quem pode usufruir este serviço?
Sibele: É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou portadoras de necessidades especiais.Qualquer pessoa pode usufruir desde que tenha a indicação do seu médico neurologista e que a equipe de profissionais do CEAL avalie o praticante, este tratamento varia até 2 anos.
a cavalo todos
Por: Júlio Cesar Santos