Alegretense é o maior projetista do Brasil

O alegretense, Aldenir Kniphoff da Rosa, 47 anos, é considerado o maior projetista do Brasil.

aldenir ama

Ex-atleta do Flamengo de Alegrete, jogou no campeonato da LAF, passou pelo Internacional e Seleção Brasileira. É  bacharel em História, Administração e Engenharia Mecânica. Pós graduado em antropologia, administração esportiva e engenharia de projetos.

aldenir geraldo

Aldenir possui mestrado em gestão esportiva possui 25 anos de carreira militar no Exército Brasileiro. Com mais de 92 cursos e estágios realizados, ele acumula em seu vasto currículo 482 projetos idealizados e executados com êxito.

aldenir dominicana

O alegretense homologou 53 projetos no Instituto Brasileiro de recordes (Rank Brasil). A sua especialidade é em projetos de marketing, captação de recursos e legislação. Acumulou todas as funções esportivas num clube esportivo, de atleta a presidente.

aldenir gurias

Em diversos anos de trabalhos desenvolvidos, o recordista já beneficiou mais de 30 mil pessoas. Segundo o recordista, um dos resultados positivos dos projetos é a inclusão social. “O esporte contribui na melhoria da convivência do atleta com outras pessoas, no afastamento da criminalidade e das drogas, além de proporcionar melhor qualidade de vida, através da prática de atividades físicas”, conta.

aldenir missão

Aldenir diz ainda que, através do esporte, também aconteceram mudanças culturais e educacionais nas comunidades: “São melhorias significativas e decisivas na disciplina e responsabilidade dos atletas, intercâmbio com outras culturas, além de expectativas profissionais”.

aldenir ONU

Numa visita a República Dominicana para um período de 16 dias de descanso da Missão Humanitária no Haiti.

Aldenir ressaltou que a recepção foi melhor que esperava, tanto por parte da Diretoria da Federação – Presidente Osires Guzman, assim como pelas autoridades dominicanas que tiveram muito respeito e admiração pelo trabalho.

aldenir presidente

“Convidaram-me para conhecer grande parte do país, sendo o primeiro contato, aproveitei para buscar conhecimentos nas questões sociais, educacionais, políticas, saúde, alimentação, vestimenta, cultura, econômica, outros fatores que considero importantes para formar uma análise mais criteriosa a respeito do assunto.  Ele buscou saber como a população vive e o que pensa em relação a estes assuntos e, principalmente no esporte. “Cheguei a duas conclusões iniciais: o país se assemelha ao Brasil em muitos aspectos, mas estão anos luz a frente em Turismo, e anos atrás em Futebol”, destacou.

aldenir capa

Na visita, Aldenir aproveitou o momento para manter contato com autoridades como Ministro dos Esportes, Ministro das Relações Internacionais e outras autoridades que solicitaram para me conhecer e também a imprensa. “Foi mantido a descrição e o respeitado ao sigilo em relação a nossa Vida Militar, Missão no Haiti e ONU. Fui sempre apresentado como “Maior Projetista Esportivo do Brasil”, representando o esporte brasileiro.

“Saí de lá, muito satisfeito pela grata surpresa de que nosso trabalhado já estava sendo conhecido por partes dos futebolistas e, agora concretizado e reconhecido pessoalmente. Oxalá´ Dr, Google e a “Corrente do Bem dos Amigos”.”, acrescentou.

O Maior Projetista do Brasil foi reconhecido pelo Words Records (antigo Guiness Book) o recebimento do título de Maior Projetista Esportivo do Mundo e com o título de Embaixador do Brasil pela UNICEF.
Apoiado pelo Governo do Amazonas via Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), o militar Aldenir
Kniphoff da Rosa apresentou seus trabalhos em Brasília, com o trabalho intitulado “Amazônia Brasileira, o esporte da educação ao social”.

aldenir taffarel

– “Meu objetivo neste congresso é elevar cada vez mais o nome do Amazonas e a bandeira do esporte amazonense”, disse.

O recordista já criou dois clubes de futebol no Amazonas: o Esporte Clube Asa da Amazônia, que em sua estreia no campeonato estadual profissional se consagrou vice-campeão, e o Esporte Clube de Iranduba da Amazônia que atualmente atende 79 atletas masculinos e 30 femininos. Além do Grupo Irmãos do Esporte, criado com a participação de sete amigos.

Foi ele quem trouxe a equipe infantil do ASA no Efipan de 2010, responsável direto por idealizar mais um projeto entre a garotada da Amazônia em competir num torneio pan-americano, com um treinador alegretense Edu Lima.

Em 2012, o alegretense foi para Londres, onde recebeu o título de maior projetista esportivo do mundo, reconhecido pelo Guiness World Records. No ano seguinte ganhou o título de Embaixador da UNICEF do Brasil e da Amazônia, além de outros reconhecimentos da ONU, COI, FIFA, CBF e Ministério dos Esportes.
Todos os trabalhos são realizados fora do expediente do 2º Grupamento de Engenharia do CMA e nas horas vagas e também conta com o apoio de grandes atletas brasileiros, entre eles, o tetracampeão mundial, Taffarel, o campeão mundial do Grêmio, Paulo Roberto, o campeão cearense, Mirandinha e o campeão brasileiro do Vasco, Wink.

aldenir 1“Hoje ser projetista é uma condição de vida. Tenho convicção de que minha missão é contribuir para o desenvolvimento da sociedade através do esporte, por isso nunca vi sentido em cobrar por algum projeto. Acredito que o esporte e a educação são ótimas ferramentas de inclusão social. O que fica é o legado que outros mais jovens irão continuar”, disse Kniph

Assim o alegretense segue idealizando projetos pelo país afora e sendo reconhecido como maior projetista do Brasil.

Por: Júlio Cesar da Luz