
Mas assim que começam os dias mais quentes em Alegrete, será a quantidade de carrapatos em cães. Tanto os de rua como os criados em pátios sofrem com este parasita.
Uma da alternativas é tosar os que têm pelo mais alto e sempre banhar com produtos específicos.
A veterinária e voluntária da OPAA, vereadora Dileusa Alves, diz que antes tinha a borrifação em pátios feita pela saúde, como isso não é mais realizado é necessário que as pessoas cuidem e limpem seus pátios.
Depois de muito trabalho, Luis Ricardo comprou um novo violino
Um estudo em 2020 feito, no Município, mostrou que todos os bairros têm infestação de carrapatos, diz a Vereadora. O Instituto de Pesquisa Desidério Finamor da Secretaria da Agricultura e Irrigação do Departamento de Genética Evolutiva da USP realizou uma pesquisa para OPAA. E foi constatado que o carrapato encontrado em Alegrete é o Rhipicephalus sanguíneo.
A vereadora explica que a partir dessa informação, foi montado um comitê para tratar da questão, já que segundo Dileusa, é um problema de saúde pública. Explica que à época foi emitido um Decreto Municipal para que as pessoas que tenham cães sejam as responsáveis pela limpeza de seus pátios e cuidado com seus animais.