Aprovada na manhã desta terça-feira,dia 29 de outubro, por unanimidade, a emenda de autoria da vereadora Cleni Paz da Silva com a destinação de verba para o novo Canil Municipal.
No plenário da Câmara, ativistas, voluntários e amantes da causa animal acompanharam a sessão e comemoram esta primeira vitória, com a aprovação da verba de R$150 mil reais para a construção do Canil Municipal que, atualmente está junto ao lixão na localidade da Jararaca.
No canil estão cerca de 150 cães que foram abandonados, maltratados e que recebem atendimento da Prefeitura e de grupos de voluntários que abraçam a causa animal em Alegrete. Agora, eles aguardam pela decisão da Prefeitura Municipal para que, em 2015, o novo Canil saia do papel.
Os voluntários ajudaram a construir novas baias, levam ração e muito carinho aos cães,além de fazer campanhas de castração de fêmeas e de adoção de cães que estão no Canil de Alegrete.
Nara Leite, presidente da Organização de Proteção Animal de Alegrete- OPPA lembra que a luta para se retirar o Canil de junto do lixão vem desde o ano de 2009, e que em 2003 tem uma condenação judicial contra a Prefeitura sobre esta questão.