Método implantado no começo de 2015 vem colhendo dados de criminalidade há dois anos
Mais ambiciosa do que a da Secretaria de Segurança Pública, que é de 2%, a meta da Brigada Militar é reduzir em até 4% os crimes mais cometidos no Estado até o final de 2015. Para isso, a corporação está utilizando uma nova metodologia: o acompanhamento diário das ocorrências com compartilhamento das melhores estratégias utilizadas em cada cidade. O método, que começou a ser implementado no começo do ano, já vem colhendo dados há dois anos.
De acordo com os índices apurados, é possível saber quais são os sete crimes mais cometidos no Rio Grande do Sul: roubos a pedestre, estabelecimentos comerciais e financeiros; roubo de veículos e a transportes públicos; latrocínio (roubo com morte), homicídios e sequestros. Segundo a Brigada Militar, 90% dos índices estão concentrados em 19 cidades gaúchas. Veja lista mais abaixo.
2014 tem maior violência no Rio Grande do Sul desde 2002
Por isso, os batalhões desses municípios, os comandos regionais a que eles pertencem e o comando-geral da BM passaram a ter reuniões mensais para avaliar os dados e compartilhar quais ferramentas adotas estão ou não dando certo. Uma delas ocorreu nesta quarta-feira.
Homicídios aumentam 68,6% em uma década no Rio Grande do Sul
— Sabendo o crime que mais acontece, o local onde ele está ocorrendo, o turno e a forma como é cometido, podemos direcionar o efetivo e os recursos efetivamente. Assim, não há desculpa de que estamos em crise. Basta gerenciar bem os recursos que temos — apontou o comandante-geral da BM, Alfeu Freitas.
A metodologia foi criada a partir de uma consultoria contratada, em maio do ano passado. Ela segue até setembro.
A Secretaria de Segurança Pública tem, como meta, a redução dos índices dos principais crimes contra a vida e o patrimônio — homicídios dolosos, latrocínios, roubos e roubos de veículos e furtos. Esse e outros objetivos fazem parte do Acordo de Resultados 2015, assinado junto às demais secretarias do Estado e elaborado pela Secretaria Geral de Governo.
As 19 cidades que concentram 90% dos crimes no RS:
— Porto Alegre
— Viamão
— Gravataí
— Alvorada
— Cachoeirinha
— Esteio
— Canoas
— Guaíba
— São Leopoldo
— Novo Hamburgo
— Caxias do Sul
— Passo Fundo
— Bento Gonçalves
— Pelotas
— Rio Grande
— Santa Maria
— Uruguaiana
— Campo Bom
— Sapucaia do Sul
Fonte: ZERO HORA