Os trotes registrados pela corporação são praticamente diários. Em muitos casos são adultos que acionam à equipe.
Já se tornou rotineiro. O registro de trotes atendidos pela equipe de Bombeiros de Alegrete, é algo cada vez mais frequente. Quase que diariamente, o efetivo se desloca a lugares a fim de atender chamados de emergências, mas ao chegar ao local, não passam de mais um trote.
No sábado (3), em menos de 24 horas a Corporação atendeu a dois trotes. Um, na Praça Getúlio Vargas, onde um homem ligou dizendo que um carro estaria pegando fogo em pleno movimento de sábado à noite. Ao chegar ao local, não passava de um trote. O outro alguém ligou dizendo que havia acontecido um acidente na BR 290 na saída para Uruguaiana.
O Sargento Moraes, relata que há sempre um telefonista em prontidão para atender aos chamados, e uma equipe de 4 ou 5 efetivos para se deslocarem aos locais. Ao atender à ligação, para não perder tempo, muitas vezes, o telefonista aciona a equipe para se descolar de imediato ao local, mas sempre procura confirmar com alguns outros órgãos, como a Brigada Militar e Polícia Civil, informações mais precisas sobre a ocorrência.
Moraes relata ainda, que para se certificar que não é trote, eles procuram prestar muita atenção nos detalhes da fala da pessoa que está ligando. Porém, muitas vezes, não é possível identificar, pois quem está na linha é adulto e fala de forma precisa.
O sargento pede a conscientização da população, pois a corporação tem apenas um veículo para atender aos chamados, e se porventura, estiver atendendo algum trote, o caminhão fica indisponível para atender a uma ocorrência verdadeira.