Campanha busca resgatar o arroz como protagonista da alimentação dos brasileiros

Em meio ao crescimento dos índices de obesidade e ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) intensifica uma campanha nacional para incentivar o consumo de arroz e reforçar a importância do cereal na alimentação diária da população.

A iniciativa tem como objetivo valorizar o arroz como um alimento nutritivo, acessível e fundamental para uma dieta equilibrada. A ação também busca combater informações equivocadas e modismos alimentares que, nos últimos anos, contribuíram para a redução do consumo do produto entre os brasileiros.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Segundo a assessora técnica e nutricionista do Irga, Denise Pacheco Cabral, a substituição de alimentos minimamente processados por produtos industrializados tem gerado impactos negativos na saúde da população, refletidos no aumento dos casos de sobrepeso e obesidade.

Historicamente presente na mesa dos brasileiros, o arroz sempre foi considerado um alimento de excelente relação custo-benefício, fornecendo energia, nutrientes e versatilidade para diferentes tipos de refeições. No entanto, mudanças nos hábitos alimentares, a busca por dietas restritivas e a popularização de alimentos de preparo rápido acabaram reduzindo sua presença no cardápio de muitas famílias.

Diante desse cenário, o Irga aposta na informação como ferramenta para reverter essa tendência. A campanha destaca os benefícios nutricionais do arroz e procura esclarecer mitos relacionados ao seu consumo, reforçando que o cereal pode fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Além de fortalecer a imagem do arroz branco, do arroz parboilizado e do arroz integral, a nova etapa da campanha amplia seu alcance para crianças e adolescentes. O objetivo é incentivar hábitos alimentares saudáveis desde a infância, promovendo o contato das novas gerações com alimentos naturais e minimamente processados.

A iniciativa também chama atenção para a importância da educação alimentar em um contexto em que o consumo de ultraprocessados cresce em todo o país. Para o Irga, estimular escolhas mais saudáveis é uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, valorizar um dos principais produtos da agricultura brasileira.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de arroz e responde por grande parte da produção consumida no país. Por isso, além dos benefícios à saúde, a campanha também busca fortalecer a cadeia produtiva do cereal, que desempenha papel fundamental na economia gaúcha e na segurança alimentar dos brasileiros.

Com o slogan voltado ao conceito de “alimento de verdade”, a ação pretende reconectar o consumidor com hábitos alimentares mais saudáveis e reforçar o arroz como um dos principais protagonistas da alimentação no Brasil.

⚠️Todo conteúdo reproduzido nesta página é exclusivo do Alegrete Tudo e protegido por direitos autorais. É vedada a reprodução total ou parcial sem autorização prévia e expressa, mesmo com a devida citação da fonte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*