Este desfile de 20 de setembro de 2015, definitivamente foi incomum. Das dúvidas e comentários desde o final de junho, quando o Portal Alegrete Tudo levantou o assunto, foram longas semanas de debates, informações desencontradas e correntes pró e contra o desfile.
O desenrolar de tudo isso, o leitor do PAT acompanhou nas inúmeras reportagens aqui postadas. Chegamos hoje ao final de mais uma Semana Farroupilha, que teve todas essas nuances. E, o momento de glória dos tradicionalistas – o Desfile Gaúcho, também teve imprevistos, gasto extra com o exame de sanidade, fiscalização rigorosa para entrar na avenida, atrasos, vento e, pra finalizar, a chuva.
Por essas e outras razões, este ano vai ficar nas lembranças, como o ano em que um caso de Mormo em Rolante, no distante Planalto Central mudou o jeito dos gaúchos comemorarem os Festejos Farroupilhas. Será lembrado como o ano em que Alegrete “trancou o pé” e, mesmo com todas as adversidades, realizou o seu tradicional desfile de 20 de setembro.
Acompanhe, a seguir, algumas cenas desse desfile que foi uma provação para todos. Organizadores, participantes e espectadores.