Chuva atrasa o plantio de arroz

Apenas 11% da área total foi semeada até agora em Alegrete. Nesta época, no ano passado, 70% da área já havia sido plantada.

preparo terra d ARRoZ
Com os meses de setembro e outubro chuvosos, o trabalho de preparo de solo e semeadura da lavoura de arroz em Alegrete e Manoel Viana está bem atrasado. Segundo o engenheiro agrônomo do IRGA, Leonardo Toscani Acosta, o cenário é preocupante. A janela de preparo de solo e semeadura do arroz é de 20 de setembro até 15 de novembro. Mas a janela preferencial iniciou dia 1 de outubro e vai até o dia cinco de novembro.
arroz
O Agrônomo coloca ainda que pior do que isso, é os produtores que apesar de terem conseguido semear, não estão conseguindo dar continuidade ao manejo da lavoura (herbicida atrasado).
A orientação do IRGA é que assim que o tempo melhorar, façam o plantio, porque na melhor das hipóteses, a primeira quinzena de outubro será chuvosa. Então, vai restar aos produtores, o final do mês de outubro e o início de novembro para que seja feito o plantio da safra de arroz nos municípios de Alegrete e Manoel Viana, salienta Leonardo Acosta.
arroz.jpg 1

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *