Os ciclistas alegretenses Erlan Aita e Xikinho Severo estão no Uruguai disputando a 47 ª edição das 500 milhas do Norte. A prova de resistência iniciou na terça-feira (31) e vai até o próximo domingo (5). As 500 milhas do Norte teve uma largada emocionante e uma vibrante chegada em sua primeira etapa. O ciclista argentino Héctor “Willy” Lucero chegou em 1º na etapa,seguido do uruguaio José Luis Rivera e o brasileiro Roberto Rodrigues.
Os alegretenses compõe a equipe Caverá Team Alegrete, e finalizaram a primeira etapa em 5h27’11” contra 5h18 da equipe vencedora. Esse resultado deixou os ciclistas entre as dez primeiras equipes na classificação geral no primeiro dia.
A segunda etapa foi realizada na quarta-feira (1º), no circuito da avenida Intendente Oliver. A etapa é denominada Intendência Departamento de Tacuarembó, em homenagem à Rafael Barbosa. Foram percorridos 105 km, um total de 35 voltas de 3 km cada no Obelisco da Avenida Oliver até a Avenida Senador Eduardo Paz Aguirre.
O ciclista Erlan Aita finalizou a segunda etapa em 4 horas, contra 3 horas e 54′ do vencedor. Na classificação geral, até o momento, por equipe, a Caverá Team ocupa a sétima posição com 6 horas 25 minutos, dez segundos de diferença da primeira equipe colocada.
Para Xikinho Severo, o desgaste é enorme, agradeço todos que estão na torcida, “estou traçando uma estratégia louca, pode dar certo ou muito errado”, confessa o ciclista. Para Erlan Aita as 500 nunca foi fácil. “Este ano, parece que os argentinos estão com motor nas pernas, ainda faltam 5 dias de competição, vamos com força”, comenta o alegretense.
A Caverá Team, além dos dois ciclistas de Alegrete, conta com o carioca Jorge Cammarata e o atleta gaúcho de Dom Pedrito, Marcelo Bendlin Leon.
Para essa quinta-feira (2), a 3°etapa será no autódromo Eduardo Cabrera num total de 115,5 km. Os atletas pedalam 35 voltas de 3,3km cada. A prova é denominada Intendência de Rivera, em homenagem à Francisco Yico Correa.