Cidades do RS começam a receber nova remessa da CoronaVac no dia 1° de fevereiro

Secretaria Estadual da Saúde enviará 53,4 mil para a primeira dose de pessoas ainda não vacinadas e outras 170,8 mil unidades da CoronaVac para a segunda dose do público-alvo na primeira fase, totalizando 224,2 mil doses. Ministério da Saúde já repassou 511,2 mil vacinas considerando também doses da Oxford/AstraZeneca.

Todos os municípios do Rio Grande do Sul começarão a receber uma nova remessa das vacinas CoronaVac a partir de segunda-feira (1º). Na sexta-feira (29), a Secretaria Estadual da Saúde confirmou o repasse de 53,4 mil unidades extras para a primeira dose de pessoas que não foram vacinadas até o momento, além de 170,8 mil unidades para a segunda dose do público-alvo na primeira fase.

Os critérios para a aplicação desses imunizantes foram debatidos entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e a equipe técnica em reunião virtual com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

A secretaria considera que a distribuição para a primeira dose ficou aquém da realidade porque se baseou em dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, que toma por base as campanhas de influenza, cuja vacinação inclui pessoas de 18 a 59 anos.

A vacinação contra a Covid-19, porém, inclui trabalhadores da saúde de idade superior a 59 anos, o que fez com que o cálculo inicialmente utilizado para a distribuição de vacinas precisasse de ajustes.

O CNES havia informado uma estimativa de 361 mil trabalhadores da saúde. No entanto, com as correções, o valor de referência subiu para 407 mil.

Além disso, algumas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) não estavam cadastradas no CNES, o que fez com que o número real de idosos em asilos fosse subestimado.

Por isso, essas 53,4 mil doses também servirão para que todos os municípios atinjam 100% de vacinação dos grupos prioritários de indígenas aldeados, população de 60 anos ou mais institucionalizada e pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas.

As demais 170,8 mil doses serão destinadas para a segunda dose do público prioritário nesta fase da campanha.

A ideia é que, quando o restante do público priorizado precise receber a segunda dose, o estado já tenha recebido mais imunizantes.

Entenda a distribuição

 

O RS recebeu, nesta fase, 341,8 mil doses da CoronaVac, em 18 de janeiro, e 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca, em 24 de janeiro. Com as 53,4 mil doses da CoronaVac de agora, o estado tem 511,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

Até o momento, 286.320 doses foram distribuídas e, até esta sexta-feira, 145.168 já foram aplicadas.

  • Profissionais da saúde: 109.475
  • Idosos institucionalizados: 28.441
  • Indígenas: 5.785
  • Pessoas com deficiência: 1.018

 

Se considerarmos o total da população gaúcha em 11,4 milhões de pessoas, o RS tem, até agora, 1,27% de imunizados com a primeira dose.

Fonte: G1