Conferência busca garantir direitos a criança e adolescente

A VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alegrete debateu dia 13 de agosto importantes assuntos que visam a elaboração das políticas e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de crianças e adolescente e o fortalecimento do Conselho.

conferencia9

Com o tema “POLÍTICA E PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – FORTALECENDO O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, com o objetivo de mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral, para a implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no município de Alegrete.

Contou com autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Segurança Pública, conselheiros tutelares e candidatos ao Conselho Tutelar, UERGS, UNOPAR, URCAMP, alunos do ensino médio e representantes dos mais diversos seguimentos da sociedade civil, para debater sobre promoção e proteção da criança e do adolescente; protagonismo e participação do jovem, nos colegiados; controle social da efetivação dos direitos e gestão da Política Municipal referente a infância e juventude.

Foram formuladas muitas propostas, que serão encaminhas ao Executivo Municipal e eleitos os 12 delegados (dentre eles 4 adolescentes), que vão participar da IX Conferência Estadual do CEDICA, no mês de novembro, em Porto Alegre, oportunidade que serão apresentadas as propostas de nível estadual.

conferencia

Mais de cem pessoas tiveram a oportunidade de ouvir o palestrante Marco Aurélio Alves, gestor do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa e membro do Conselho Estadual de Cultura, de Porto Alegre.
Autoridades municipais, representantes do Poder Judiciário participaram da Conferência.
Dra. Lilian Franzmann Juíza da Vara da Infância e da Juventude, Graciela Andrade, representante da secretaria municipal de educação, Mariana Santos representante da Secretaria municipal de saúde, Ingrid Machado presidenta do COMDICA, vereadora Iva Aquino, vereador Cléo Trindade, secretários municipais e comunidade em geral.

Fotos: Claudio Pereira Marquiori