A VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alegrete debateu dia 13 de agosto importantes assuntos que visam a elaboração das políticas e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de crianças e adolescente e o fortalecimento do Conselho.
Com o tema “POLÍTICA E PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – FORTALECENDO O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, com o objetivo de mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral, para a implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no município de Alegrete.
Contou com autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Segurança Pública, conselheiros tutelares e candidatos ao Conselho Tutelar, UERGS, UNOPAR, URCAMP, alunos do ensino médio e representantes dos mais diversos seguimentos da sociedade civil, para debater sobre promoção e proteção da criança e do adolescente; protagonismo e participação do jovem, nos colegiados; controle social da efetivação dos direitos e gestão da Política Municipal referente a infância e juventude.
Foram formuladas muitas propostas, que serão encaminhas ao Executivo Municipal e eleitos os 12 delegados (dentre eles 4 adolescentes), que vão participar da IX Conferência Estadual do CEDICA, no mês de novembro, em Porto Alegre, oportunidade que serão apresentadas as propostas de nível estadual.
Mais de cem pessoas tiveram a oportunidade de ouvir o palestrante Marco Aurélio Alves, gestor do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa e membro do Conselho Estadual de Cultura, de Porto Alegre.
Autoridades municipais, representantes do Poder Judiciário participaram da Conferência.
Dra. Lilian Franzmann Juíza da Vara da Infância e da Juventude, Graciela Andrade, representante da secretaria municipal de educação, Mariana Santos representante da Secretaria municipal de saúde, Ingrid Machado presidenta do COMDICA, vereadora Iva Aquino, vereador Cléo Trindade, secretários municipais e comunidade em geral.
Fotos: Claudio Pereira Marquiori