A situação provocada por temporais em Alegrete e região deixou estragos enormes na cidade e interior. Todos nós sofremos os efeitos dos sérios prejuízos e transtornos que esse quadro de dificuldades criou para consumidores e para a empresa concessionária. Entendemos os esforços que foram empreendidos para o restabelecimento da normalidade no abastecimento de energia a todos os atingidos. Também sabemos da mobilização de equipes da AES de outros municípios em auxiliar nesse grande mutirão. Louvável. E recebeu a compreensão e solidariedade da grande maioria dos atingidos que foram compreensíveis e pacienciosos na espera dos consertos.

Mas, é preciso que também entendamos que para uma gigante do setor elétrico como é a AES Brasil, situações como estas em que fomos atingidos, deve fazer parte do planejamento da empresa. Eventualmente algum(uns) município(s) ou região(ões), serão atingidos por vendavais e outros fenômenos climáticos. Então, logo deve haver planos emergenciais para situações como essas. E, mais que isso. A empresa tem que mobilizar uma logística de apoio também para situações que independam de troca de postes, transformadores, ou grandes extensões de redes. Casos bem mais simples, mais igualmente importantes de ter resoluções rápidas e que não entrem nessa longa fila de espera do Call Center. Ocorrências como a que reproduzimos a seguir chegam muitas, e todos os dias até nossa redação. Eis o e-mail que nos envia o senhor Willian Ferreira, relatando o seu drama.

“No dia 21/10/2015 por volta das 16:45 durante o temporal, veio a cair um raio no poste de energia que fica em frente a minha residência, sendo que neste evento o contador e o quadro da entrada de luz simplesmente explodiram, sendo necessário a utilização de um extintor de incêndio para apagar as chamas. Imediatamente ligamos para a AESSul para pedir o desligamento da energia para evitar mais danos, sendo que os fios que vem da rua derreteram. Na manhã seguinte foi refeita a ligação de energia por uma entrada externa, pois não foi possível substituir os cabos devido ao incidente.
Assim que terminado o concerto, foi efetuada uma ligação para a AESSul pedindo o religamento da energia, isso dia 22/10/2015 11:00, mediante o protocolo de atendimento nº 11155256. E desde então, foram efetuadas inúmeras ligações consecutivas e sendo atendidos por pessoas mal educadas e inexperientes esperando e nós esperando o religamento da energia, que até então 23/10/2015 20:34H não havia sido realizado. Protocolos (11155256, 33223721, 33227045, 33231955, 33236652).
O que também me preocupa é a burocracia para pedir ressarcimento pelos danos nos equipamentos elétricos. Sendo que já foram testadas 3 Tv’s LED, um xbox 360, uma fonte de notebook. Equipamentos da internet (Roteadores, Swtichs, Antena via rádio) e alguns eletrônicos pequenos que totalizam mais de 5 mil reais em prejuízo, sendo que os aparelhos de Ar Condicionado nem foram testados ainda. Apenas graças a solidariedade de um vizinho que emprestou energia por meio de uma extensão os alimentos da geladeira não estragaram.
Segue em anexo fotos do incidente.
Endereço: Rua cariri 457 – Bairro Prado.