Desfile da Chama Crioula e de 20 de Setembro suspensos em Alegrete

Uma reunião, neste dia 21, entre o coordenador da Semana Farroupilha, vereador Cléo Severo Trindade, o prefeito Marcio Amaral, o coordenador da 4ª Região Tradicionalista, Marco Saldanha Junior e as secretárias Márcia Dorneles e Caroline Figueiredo definiram o novo formato da Semana Farroupilha de 2020.

Nenhuma das atividades presenciais, com público, serão realizadas este ano. E assim, foram canceladas as mateadas, concursos e os desfiles da chama crioula, dia 13 de Setembro e o Desfile do dia 20 de Setembro.

O Coordenador da 4ª Região Tradicionalista, Marco Saldanha Junior, diz que vão montar atividades remotas, online.

O próprio Canto Farroupilha será realizado neste novo formato, explica. “Estamos numa pandemia e não sabemos como serão os próximos meses e cabe a nos ajudarmos a prevenir o novo coronavírus”, destacou.

Ele diz, também, que serão montadas várias lives durante a Semana farroupilha.

-Tudo será diferente, mas nada que enfraqueça a nossa tradição,tão rica e singular que assim, como todas as demais áreas culturais que em razão da pandemia mudou a realidade de nosso país, colocou.

A Semana Farroupilha de Alegrete é o maior evento do Município e reúne, só no Desfile de 20 de Setembro, mais de 5 mil cavalarianos. O evento envolve praticamente toda a comunidade nos 15 CTGs e os mais de 50 piquetes tradicionalistas.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho decidiu transferir para 2021 a cerimônia de acendimento da Chama Crioula, que aconteceria no mês de setembro. O evento marca anualmente o início das comemorações da Semana Farroupilha. Assim como, muitos municípios da região também já cancelaram a Semana Farroupilha em razão da pandemia.

Um outro desfile que tem um grande público e cresce a cada edição é o Desfile Temático, também, cancelado.

Sobre o Desfile Temático:

Show de luzes e cores, tomavam conta da Praça Getúlio Vargas com a realização do Desfile Temático. O espetáculo começava com a apresentação de invernadas de danças de CTGs do Município.

Depois os cavalos, como sempre, abriam o desfile na demonstração de que nesta história eles ajudaram a demarcar fronteiras em revoluções e guerras sempre como o melhor aliado do homem. Geralmente, cinco carros decorados contavam a história da Revolução Farroupilha e prendiam a atenção do público que foi à Praça.

 

Vera Soares Pedroso

Fotos: Alegrete Tudo