
Para comemorar a data, acontece nesta quarta-feira (21), um passeio ciclístico em Alegrete. A iniciativa do Grupo Giro Noturno juntamente com parceiros como Nei Bikes; Aita Bikes; Ciclismo Colombo; Trilha Aventura; Preto Bike Show; Ciclo Vascão e Ferragem Mion.
O percurso nível iniciantes tem saída programada do Centro Cultural às 19h, passando pela Luiz de Freitas em direção a Praça Getúlio Vargas, General Vitorino, General Sampaio e subindo a Marquês do Alegrete.
Caso Márcio dos Anjos: defesa não comparecerá ao julgamento do pai, réu confesso; saiba o porquê
Os ciclistas descem pela Andradas; Vasco Alves cruzam novamente na Praça Getúlio Vargas, contornado a General Neto, chegando ao Centro Cultural pela Freitas Valle. A Guarda Municipal fará acompanhamento em tempo real. O passeio é aberto para participação de toda comunidade.
A data nacional do Dia do Ciclista foi estabelecida em homenagem a Pedro Davison, um biólogo e ciclista que foi atropelado fatalmente por um motorista embriagado em 2006, enquanto pedalava em Brasília.
o Brasil ultrapassou a marca de produção de 3,5 milhões de bicicletas. Isto é, este número confirma que a “magrela” é, atualmente, o meio de transporte que cresceu nos últimos anos.
Nesse contexto, pela necessidade do distanciamento social durante a pandemia da Covid-19, e também com o aumento constante no valor do combustível, muitas pessoas optaram por um transporte barato e sustentável, como a bicicleta.
Além de contribuir para economia, pedalar também traz outros benefícios para a saúde. Assim, melhorando a qualidade de vida e proporcionando bem-estar. Além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas, a data é um convite para a reflexão em relação às atitudes no trânsito, incentivo ao uso da bicicleta, como transporte viável e sustentável. Em caso de chuva, o passeio será transferido para outra data, a ser divulgada pelos organizadores.