Em Santiago está tudo pronto para a 26ª Feira Nacional de Ovinos

Foram inscritas 75 cabanhas de todo o estado e algumas de fora do Rio Grande do Sul.

 

Tudo pronto para a 26ª Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos), cuja edição será na cidade de Santiago. Conforme o coordenador local, engenheiro agrônomo, João Gaspar Torres, a última edição do evento foi realizada em Julio de Castilhos, quando foi eleita, pelo voto dos expositores de ovinos a próxima cidade a realizar o evento.
A ideia de realizar em Santiago surgiu do produtor Tiago Machado. Explica Torres que a partir de conversa com outros criadores de ovinos e com o Sindicato Rural e prefeituras de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, o projeto foi consolidado e defendido durante o processo de escolha da cidade que iria sediar a próxima edição.
O coordenador ressalta que foi um trabalho árduo na medida em que tinha outros quatro municípios disputando: Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Três de Maio. A partir de então, a organização se sentiu na obrigação de realizar uma grande feira em Santiago.
Torres diz que o objetivo da feira é retomar a cadeia produtiva da ovinocultura. Ele lembra que Santiago já possuiu 240 mil ovinos na década de 70, com uma cooperativa que comercializava 700 mil toneladas de lã.
Segundo o engenheiro, a ovinocultura, desde que bem conduzida é uma atividade muito lucrativa.
A 26ª Edição da Fenovinos, que acontece de 14 a 18 de maio, é uma realização do Sindicato Rural, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, Prefeituras de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó. 
Foram inscritas 75 cabanhas de todo o estado e algumas de fora do RS, isso representa aproximadamente 500 animais, entre a galpão e a campo que estarão ocupando grande parte da infraestrutura da feira, que inclusive importou os Box da Expointer.
Estarão julgando a exposição de ovinos Sérgio de Menezes Muñoz, Daniel Barros de Barros, Bernardo Iturralde, Francisco Armando Ilha Siqueira,João Vasco Vargas Alves, Volnei Ávila, Jair de Lima Pereira Filho, Claudio Rosa Marion e Clairton Emerim Marques.
Haverá também a presença de Marcelo Bolinha nas oficinas de demonstração de cortes de carne bovina. 
 
santiago

Fonte: Rádio Santiago

 Foto: Jones Diniz