Esta época de férias escolares é também o período de dar férias para quem cuida da casa, das funcionárias. E quem tem filhos pequenos, a exemplo de muitas famílias aqui em Alegrete, não sabem o quê fazer com as crianças que também estão em férias das escolinhas.
Então, de acordo com a professora Mariléia Marchezan, “assumimos as tarefas rotineiras como: cozinhar, limpar, lavar… Ela tem três filhos uma de 19, 15 e 04 anos. E não tem jeito sem secretária a bagunça é generalizada, por isso é importante dividir as tarefas. Para ajudar a envolver os pequenos,vale ajuda de sobrinha, tia irmã, quem puder dar um mão, enfatiza.
Para que ninguém se sinta sobrecarregado, segundo a professora é verificar o que cada um se dispõe a fazer: lavar louça, passar pano na casa, cozinhar etc., negociando e respeitando as preferências dos filhos. Também é importante estabelecer algumas regras.É necessário como, por exemplo, combinar alguns momentos para conversas em família, fazer e receber visitas, já que os adolescentes geralmente dormem de dia e “vivem” à noite.
As mães sabem que férias escolares significam comilanças e brincadeiras. Então haja criatividade para a elaboração de receitas e para a invenção de brincadeiras. As filhas adolescentes da professora dispõem da tecnologia para navegar, conversar, assistir a filmes e séries, mas também gostam de jogos como imagem e ação. Já os pequenos, que não tem escolinha exigem uma atenção especial. Eles curtem bicicletas, futebol, andar a cavalo, correria, pracinha, caixa de areia, brincadeiras com água, carrinhos…
Aqui a irmã,que faz faculdade fora, e está em férias na cidade, brinca com Felipe.
E, como não poderia deixar de ser,a professora alfineta: a melhor atividade das férias, para crianças, jovens e adultos: leitura!!! Livros! Muitos livros para todos! Boas férias!!