
Um grupo de artistas alegretenses, entre músicos, atores, atrizes, técnicos, produtores etc, reuniram-se nesta semana para discutir e apontar alternativas para a classe artística local.
A ideia surgiu após reunião realizada com a Secretaria de Educação e Cultura, Angela Viero e o Diretor de Educação, Paulo Berquó, na semana passada, em que os artistas cobraram a inscrição do município no Auxílio Emergencial estadual, que disponibilizará um auxilio de 800 reais para os mesmos.
A intenção do grupo é criar uma cooperativa de artistas alegretenses com o objetivo de potencializar as ações culturais em Alegrete, buscando uma maior valorização da classe.
Busca-se um olhar mais presente da gestão cultural do município em relação a projetos que possam ser desenvolvidos pelos mesmos.
O grupo está elaborando algumas propostas artísticas para serem apresentadas a secretaria de educação e cultura, dimensionando as ações nas mais variadas linguagens artísticas, como música, audiovisual, teatro, dança, artes visuais, literatura etc. Isso para o ano de 2022.
As propostas pautarão atividades sistemáticas descentralizadas, eventos de abrangência central, festivais, espetáculos e oficinas de capacitação.
O grupo entende que o diálogo é fundamental para a consolidação de políticas culturais efetivas, com um olhar para todos e todas, voltada as mais variadas manifestações e sensível para os fazeres artísticos de Alegrete.
A próxima reunião via meet será realizada no dia 10 de agosto – terça – feira, as 19h. Artistas, técnico, produtores e demais pessoas interessadas em se somar ao grupo, podem enviar mensagem para o watts 55 99671-7180 (Pamela Moura).