No último dia 29 de maio foi comemorado o dia dos militares que prestaram missões de paz na ONU. Para homenagear alegretenses que participaram destas missões, os chamados peacekeepers foi realizado um ato no Museu Oswaldo Aranha.

Com a presença do prefeito Jesse Trindade, vice Luciano Belmonte, secretários municipais, vereador Gilmar Martins comandantes de unidades militares e pessoas da comunidade foi prestada homenagem a 10 militares boinas azuis que, ainda estão na ativa, e estiveram em missões de paz em países estrangeiros marcados por guerra ou conflitos.
O prefeito Jesse Trindade falou da importância desses militares em que uma parte de suas carreiras deixaram a sua família para ajudarem pessoas de outros países que vivem em áreas de intenso conflitos.

O camandante do 12º BE COM Bld, Coronel Andersos Félix disse da honra em poder destacar os militares boinas azuis, pois mais que coragem em atuar em países em guerras, mostram humanidade ao povo que, muitas vezes, esquecidos com mebros decepados por mina e com fome, tiveram nesses militares brasileiros e alegretenses o apoio e a ajuda humanitária.

A escolha do Museu para esta solenidade deve- se ao alegretense Oswaldo Aranha, o brasileiro que presidiu a ONU e, também um peacekeeprs, destacou Cel Félix.
O Dia Internacional dos Peacekeepers (conhecidos no Brasil como Soldados da Paz, “boinas azuis” ou “capacetes azuis”) é celebrado anualmente em 29 de maio. A data homenageia os militares e civis que atuam em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a estabilidade em regiões de conflito.
A data foi escolhida em referência a 29 de maio de 1948, quando a primeira missão de paz da ONU foi enviada para monitorar um cessar-fogo no Oriente Médio. No Brasil, a data é marcada por cerimônias oficiais, como as realizadas em Brasília pelo Ministério da Defesa e pelo Exército Brasileiro, que honram a memória dos combate.

