Rumo à universidade; Lauro forma turmas de Ensino Médio

A Escola Estadual Dr. Lauro Dornelles realizou Solenidade de Formatura de suas turmas de Ensino Médio regular. Em torno de 50 estudantes participaram da atividade, à qual foi assistida por pais, responsáveis, professores e funcionários do colégio. Após chamada nominal de alunos, finalistas das três turmas do turno da manhã e da turma do noturno, foi entregue o Certificado de Conclusão aos discentes. O orador João Luiz Neto, em seu discurso, fez menção à relação estabelecida com colegas, docentes e equipe diretiva ao longo de sua formação. Ressaltou que, embora só esteja há um ano na Escola, pôde formar laços que permanecerão para sempre, como grupos de estudos, cafés-coletivos, encontros para realização de trabalhos, gincanas e interséries. “Certamente tudo isso ficará em nossas memórias”, acrescentou o jovem, que realizou a prova do Enem recentemente e almeja ingressar no curso de Educação Física, área que chama sua atenção por já ser atleta de vôlei.

Já o patrono das turmas, professor Russel Vaz Moraes, que leciona Língua Portuguesa/Redação há 17 anos na Escola, destacou “a importância de estarem concluindo esta etapa na longa jornada do conhecimento”. Falou que “não se deve parar por aí, as universidades estão à volta, à espera do vigor febril desta juventude, esta inquietação saudável, que eleva o pensamento e abre as portas do mundo contemporâneo, tecnológico mas dominado pelo intelecto”. O docente foi incisivo: “Quem reconhece a importância de estudar sabe que jamais irá parar; a criticidade, a cidadania, a evolução, tudo isso está enraizado às leituras, aos enfrentamentos ideológicos diários, à conquista do espaço, seja na sociedade ou, mais especificamente, no mercado de trabalho, cada vez mais enxuto e rigoroso.”

A diretora Mirza Nunes também se pronunciou, fazendo alusão, primeiramente, à nova avaliação feita, recentemente, pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na qual o recém-implantado Tempo Integral (Séries Iniciais) alcançou novamente a média mais alta do RS. Este trabalho, segundo ela, deve-se à seriedade da equipe de profissionais que conduzem a didática e à manutenção de ações que vão ao encontro das perspectivas das famílias e educandos. “Este é um trabalho que refletirá em breve nas séries finais do ensino fundamental e, logo adiante, ao ensino médio. Queremos jovens analíticos, capazes de interpretar o mundo ao seu redor, a comunidade nas quais vivem, o meio empresarial em que trabalham, com a capacidade de apontarem soluções, intervindo propositivamente e com aguçada criticidade. A escola, além de outros fatores, tem este dever; e sabemos que nosso corpo docente está engajado a estas pretensões do ensino atual”, assegura Mirza.

E, como a Educação é uma transformação constante, a Escola Dr. Lauro Dornelles vem pleiteando um Curso Técnico em Informática. O já existente Curso Técnico em Comércio terá novas turmas em 2019; informações sobre matrículas podem ser obtidas na Secretaria ou via telefone 3422-1335.