No dia 20 de dezembro de 1998, a cidade de Alegrete vencia mais uma Copa A Razão, o bicampeonato conquistado pelo Sindicato Futebol Clube foi um feito no futebol amador regional, completou duas décadas na última quinta-feira.

A Copa reuniu equipes de várias regiões do RS, e era considerada a Libertadores entre os times amadores que participavam.
O Sindicato conquistou seu primeiro título da Copa a Razão em 1991, jogando a final contra o Charrua na cidade de Santa Maria.
Na oportunidade venceu a final por 1 a 0, com gol de falta anotado pelo atacante Biqueira.
A partir daí, foram frequentes as participações naquela importante competição regional. Mas foi preciso esperar sete anos, para que o Bi fosse alcançado.
Com a reformulação do grupo, apenas quatro atletas remanescentes de 91. Desta vez, após uma campanha primorosa colocou na grande final novamente. O adversário foi o Riachuelo de Santiago. A primeira partida disputada em Jaguari e a segunda em Alegrete.

Após buscar um empate heroico em 2 a 2, com dois golaços do atacante Maninho “Habilidoso”, na primeira partida, a finalíssima foi em casa, no estádio Farroupilha.
Numa tarde quente do dia 20, o Estádio Municipal Farroupilha trepidou com a torcida rubronegra.

A final teve contornos digno de uma decisão de um título almejado por mais de 50 equipes do interior do RS. Deu Sindicato, 2 a 0, para delírio de um grupo que na base da amizade e companheirismo passou por jogos dramáticos fora de casa.
Numa partida bastante disputada, as emoções ficaram para o segundo tempo.

Aos 27 minutos, Vaguinho, num lance individual abriu o placar e coube ao veloz atacante Maninho “Habilidoso”, já nos acréscimos fazer o gol da vitória e do título.


O grupo de atletas daquela conquista foram os seguintes:
Goleiros (Romário, Edinho e Cléber Câmara).
Demais atletas: Pequeno, Cabo, Sérgio, Duca, Caio Gomes, Flávio, Galo, Márcio, Jamir, Caio Anriques, Bica, Robe, Chico Bombeiro, Cristiano, João Desidério, Élder, Pitica, Vaguinho, Maninho, Dinho, Julinho e Totó.

Comissão técnica:
Presidente (Carlos Renato Costa);
Vice Presidente (Luiz Carlos Soares);
Técnico (Osório Macedo);
Massagistas (Clóvis Prates e Reni Mendes);
Roupeiro (Reli dos Santos).
“Era um grupo de dar inveja, pela amizade, companheirismo e pela determinação, grandes jogadores, um grupo qualificado, sou feliz por liderar aquele elenco, parabéns a todos e meu carinho e reconhecimento aqueles companheiros que já não estão entre nós”, comentou o ex-presidente Renato Costa.
O grupo de jogadores presta uma homenagem póstuma aos atletas Ronaldo (Galo) e João Desidério (Doca) e ao massagista Clóvis Prates.

“Lembro perfeitamente da árdua caminhada rumo ao título. Fizemos um citadino perfeito e a Copa A Razão foi lapidada de uma forma muito especial. A amizade, companheirismo e principalmente o foco foram fundamentais para conquista do título. No jogo de ida, a logística foi perfeita, familiares acompanharam os atletas. Concentramos para o jogo de volta. E isso de certa forma nos blindou. O jogo final foi de um foco fora de série. Nos superamos de uma forma que nenhuma seleção da Copa A Razão venceria nosso time. Foi histórico. Até hoje compartilhamos amizade daquele grupo que fez história no clube e no futebol regional”. Relato do repórter Júlio Cesar Santos do Portal Alegrete Tudo que integrou o elenco vitorioso no Bicampeonato do Sindicato na Copa A Razão.

Júlio Cesar Santos Fotos: Reprodução