Ibirapuitã está 8m35cm acima do nível e cresce 1cm por hora

Na tarde de domingo(24), segundo dados do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, na torre de medição às margens do Rio Ibirapuitã, o nível estava 8m35cm acima do normal. Muito próximo do nível de alerta, que é de 8,50m.

 

Como a reportagem já explicou, esses dados são coletados  pela régua da CPRM, que é a oficial no sistema da Agência Nacional de Águas (ANA). O CEMADEN tem um equipamento semelhante instalado na ponte, porém, ele possui outra referência de altitude. A leitura de nível do equipamento sempre irá apresentar uma diferença para o CPRM. As informações são do pesquisador em Geociências e Engenheiro Hidrológo do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Franco Turco Buffon.

Durante todo esse período, a Defesa Civil do Município manteve o monitoramento nas áreas de risco. Pela aferição que a Defesa Civil de Alegrete emitiu, no mesmo período, o Rio estava quase 7m acima do normal. Porém, o PAT optou pela aferição do CPRM.

Franco explicou que a régua colocada no pilar da ponte férrea também tem essa diferença entre os equipamentos. Mas destaca que o sistema da CPRM recebe manutenção rotineiramente, enquanto as do CEMADEN não.

Nos últimos dias, a chuva intensa em Alegrete registrou mais de 190mm acumulado de chuva, no zona urbana e rural. Com a forte estiagem que estava castigando, principalmente o campo, esta chuva foi um alívio. A elevação no nível, mesmo depois do final de semana sem chuva, é em razão das águas que estão descendo da cabeceira do Rio, em Santana do Livramento.

Com relação à retirada de famílias, a coordenadora da Defesa Civil, Maysa Moreira, disse que acredita que a partir de hoje vai estabilizar, pois o crescimento era de 1cm por hora. A previsão para esta segunda-feira(25), segundo o climatempo, é de sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens com mínima de 6°C e máxima de 20°C.

Os telefones da Defesa para ocorrências são: 3961 1606 ou 99147 7276.