CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO
Esse evento, a exemplo da Centelha da Chama Crioula, teve origem na escola. Em 2012, os jovens tradicionalistas, Felipe Jaques, Maurício Antunes, Flauber Machado e Laraine Antunes, concluintes do Ensino Médio da EMEB João André Figueira – Polo Educacional do Durasnal, na sala de aula, tiveram a ideia de realizar esse movimento para fortificar as raízes e não deixar morrer a tradição. E para isso contaram com o apoio das professoras Lilian Christiane Almeida (professora da turma) Fabiana Fagundes Pedroso (coordenadora pedagógica), Giciéli Barua (patroa do CTG Oswaldo Aranha, na época) e Leila Guterres Marchezan (Diretora da escola, na época) que abraçaram a causa junto com esses jovens.
Neste fim de semana acontece a III Cavalgada da Integração do Durasnal com o seguinte trajeto:
11/10, às 12h – Almoço – Estabelecimento do Sr. Paulo Aurélio (Cardápio: Carreteiro de carne, feijão, salada de repolho e tomate).
às 15h30min – Solenidade de Início da Cavalgada
às 18h – Chegada na Fazenda São Francisco – Propriedade do Sr. Ed Dorneles às 20h – Jantar Campeiro (Cardápio: churrasco de carne de ovelha, arroz branco, pão, salada de alface e tomate.)
12/10, às 7h – Alvorada Campeira
às 8h – Café de Chaleira
às 9h – Saída em Direção ao CTG Oswaldo Aranha
às 11h30min – Solenidade de Chegada da Cavalgada no CTG Oswaldo Aranha
às 12h – Almoço (Valor R$ 10,00: churrasco, salada de maionese e arroz)
às 15h – Encerramento da III Cavalgada da Integração com Tertúlia livre
A primeira Cavalgada da Integração aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro de 2012 com 16 cavalarianos mais a equipe de apoio (familiares dos cavalarianos e professoras).
No ano seguinte os jovens, fundaram no dia 30 de Setembro de 2013, o Grupo de Cavalarianos Rédeas na Mão para dar continuidade na cavalgada de integração do 3º Subdistrito do Alegrete – Durasnal, assim integrando CTG Oswaldo Aranha, GT Namir Giovani Antunes, Piquete Tradição do Parové, EMEB João André Figueira e comunidade, sob a coordenação do Sr. Dilton Pereira, onde tiveram o dobro de Cavalarianos participando da II Cavalgada da Integração.