Na madrugada do último dia 12 de maio, conforme relatado aqui no Portal Alegrete Tudo, mais um contêiner foi queimado na cidade. Essa depredação ocorrida em menos de um mês e há poucos metros de outro tonel que também foi incendiado por vândalos no calçadão, na manhã do último dia 17 de Abril.
Agora, sem o contêiner, e com grande fluxo de resíduos produzidos por dia no local, o lixo fica sobre o solo e jardins do calçadão. A indignação da comunidade que passa pelo local, bem como dos moradores e empresários que precisam do contêiner, é visível.
Na madrugada do último dia 12 do mês passado, as câmeras de segurança da Prefeitura flagraram os autores do vandalismo. Dano ao patrimônio público é crime e tem pena de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Dano qualificado,se o crime é cometido: com violência à pessoa ou grave ameaça; com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima. Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
Os contêineres queimados que estavam no calçadão foram comprados pelo Fundo de Desenvolvimento Municipal, sendo que os que restaram estão espalhados pela cidade cumprindo com seu trabalho, deixar a cidade limpa.
Agora, sem os tonéis, moradores e empresários precisam colocar o lixo sobre os jardins do calçadão.
Primeiro incêndio criminoso ocorrido no dia 17 abril por volta das 5h45min.
Segundo vandalismo ocorrido dias após o do dia 17 e poucos metros de distância
Fotos: Juliano Castro