Maio de 2015: um mês com uma diferença única no calendário

O calendário como neste mês haverá cinco fins de semana completos, surgiu na internet informação de que seria fenômeno registrado só a cada 823 anos. Mas isso é muito comum.

calendario-ano-2015-mes-maio

Mês com 31 dias que iniciam numa sexta-feira tem essa peculiaridade. Nas redes sociais ele aparece como um caso raro do calendário gregoriano, porque terá cinco sexta-feiras, cinco sábados e cinco domingos. O fenômeno, dizem os estudiosos apócrifos da internet, acontece uma vez a cada 823 anos. Puro boato.

O fim de semana extra de maio – com cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos – vai se repetir toda vez que o sétimo mês do ano começar numa sexta-feira. E com intervalos bem menores do que os apregoados oito séculos. Aconteceu em 1977, 1983, 1988, 1994 e 2005. Depois de 2011, volta a aparecer no calendário de julho de 2016, 2022 e 2033.

Na verdade, nem é privilégio de maio. É comum a todo mês de 31 dias. Março teve cinco sextas, sábados e domingos em 2002. O mesmo ocorreu em 2013, 2019 e 2024. Janeiro apareceu assim em 1999 e 2010. Será igual em 2016. No calendário de maio de 1998 e de 2009 havia cinco sextas, sábados e domingos. Em 2015 também.

Nem é preciso recuar ou avançar tanto no tempo para confirmar. Mas há arranjos diferentes. Maio de 2011 por exemplo, teve cinco domingos, cinco segundas-feiras e cinco terças-feiras. Vá lá, segunda-feira é um dia meio antipático. Ninguém sai por aí comemorando uma segunda-feira a mais. Bem melhor ter cinco boêmias sextas-feiras.

E para não ficar enfadonho, quem quiser continuar a brincadeira basta pegar o calendário de 2011 e dar uma espiada nos outros meses de 31 dias – janeiro, março, maio, outubro e dezembro.

A encarregada de serviços gerais Beatriz Lucena, 44 anos, está de férias e não tinha notado que o mês permite cinco fins de semana. “Nem reparei, que coisa ótima”, comemorou.

Na opinião da comerciária Maria da Oliveira, 33, as cinco sextas, sábados e domingos de maio não vão interferir na rotina. “Acaba sendo tudo igual, apenas haverá um fim de semana a mais e não vou aproveitar com a família, porque a loja abre todo sábado”, declara. Nem haverá ganhos extras no salário.
CORRENTE
Para os judeus ortodoxos, cristãos adventistas e testemunhas de Jeová, o mês de maio proporcionará um sábado a mais a ser dedicado às orações. Os adventistas guardam o sábado para lembrar que Deus descansou no sétimo dia da sua criação, como está escrito no livro do Gênesis. Entre os judeus, o sábado é um momento de repouso espiritual e também funciona como um intervalo na labuta diária.

Maio (ou qualquer outro mês de 31 dias) com cinco sextas, sábados e domingos se repete com intervalos de cinco, seis e 11 anos. O ano bissexto, quando fevereiro tem 29 dias, interfere nos espaçamentos.

“Não há nenhum mistério ou magia nisso, assim como não há qualquer fundamento para o intervalo de 823 anos”, dizem os estatísticos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Cristiano Ferraz. Na avaliação do professor, o 823 deve ter sido escolhido de propósito, para causar impacto. “Um número redondo, como 500, levantaria dúvidas”, observa.

O fato vendido como raro, reforça, é apenas uma corrente de internet, geralmente feita para capturar e-mails e favorecer a aplicação de golpes. “Quando a pessoa passa a mensagem adiante, novos endereços vão se somando à lista. Esse é o objetivo de quem espalha correntes. O melhor é deletar”, alerta. Para Cristiano, o ano bissexto é muito mais interessante do que as cinco repetições de dias nos sete meses mais longos do ano.

Pelo calendário gregoriano, adotado em outubro de 1582 nos países católicos, o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos. Isso cria um erro de quase seis horas por ano. Para diminuir o erro, foi adotado o ano bissexto, acrescentando-se um dia a cada quatro anos no mês de fevereiro.

Por fim, quem tiver curiosidade e fizer a projeção do calendário até 2834, daqui a 823 anos, portanto, verá que o mês de maio terá um padrão sequencial diferente de 2015. Serão cinco sábados, cinco domingos e cinco segundas-feiras.