Após o primeiro mês de atividades, a Unidade de Pronto Atendimento apresenta o levantamento dos atendimentos realizados com a nova estrutura. Inaugurada em 29 de dezembro, de 30 de dezembro a 31 de janeiro foram atendidos 6.587 usuários, sendo:
- 1.174 crianças de 0 a 11 anos;
- 504 adolescentes entre 12 e 18 anos;
- 3.707 adultos entre 19 e 60 anos;
- 1.202 idosos acima de 60 anos.
A SAMU encaminhou 176 destes pacientes, conduzidos diretamente à Santa Casa de Caridade, segundo o protocolo em vigência. Foram efetuados também 843 exames de raio X e 529 exames laboratoriais. Mas, segundo a secretária Maria do Horto Salbego, os números não são o mais importante, já que a meta não pode ser quantitativa. “Ter muita gente não quer dizer que o sistema esteja organizado. Menos pessoas na rede de urgência/emergência representa um sistema mais organizado e seguro, com uma comunidade que sabe procurar o serviço que precisa”, explica.
Usuários e profissionais da saúde reconhecem a melhoria do serviço. Para o médico Omar Abdallah, um dos plantonistas, a estrutura melhorou como um todo, desde a sala do atendimento, isolamento e a criação de salas específicas para atender pacientes que antes eram realizados no mesmo ambiente. “Os funcionários ganharam em estrutura e agilidade do serviço. Ficou melhor de trabalhar e melhor para o paciente”, afirma.
Paulo Rogério Tassinari, militar residente em Curitiba com parentes em Alegrete e Manoel Viana, buscou atendimento e ressaltou o serviço: “o atendimento aqui está melhor do que lá”, garante. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ênio Machado, relata comentários semelhantes: “grande número de pessoas nos aborda com experiências positivas. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, entende.
Para a vice-prefeita Preta Mulazzani, o que interessa é a satisfação da população e da equipe. “A fórmula encontrada está mostrando resultados. O trabalho integrado, com o apoio da Santa Casa e o empenho dos governos, criou condições para a criação de um serviço com ampla aprovação da comunidade. Estamos todos de parabéns”, comemora.
O prefeito Erasmo Silva percebe que o sistema está sendo aprimorado, tendo na informatização da saúde o próximo passo. “Quando a administração está em sintonia com os anseios da comunidade, os resultados aparecem. Buscamos mais e melhor com foco no bem dos alegretenses”, resume.