Militares gaúchos vão para força de paz no Haiti

No último dia 21 de outubro, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Antonio Hamilton Martins Mourão, presidiu a solenidade militar que marcou a concentração dos 1.200 militares do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 21) que se prepara para integrar a Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), no quartel do 29° Batalhão de Infantaria Blindado “Batalhão Cidade de Santa Maria”. O embarque do BRABAT 21 rumo ao Haiti ocorrerá, a partir do dia 13 de novembro do corrente ano.
FORÇA DE PAZ 4
Após a formatura do batalhão, o Comandante do BRABAT 21, Coronel de Infantaria Montenegro, realizou uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas, ao longo da fase de preparação do contingente sob seu comando, que se iniciou no mês de março do corrente ano, com previsão de término no próximo dia 31 de outubro, destacando o elevado nível de preparo técnico-profissional atingidos pelos integrantes batalhão, durante o período de treinamento.
FORÇA DE PAZ 2
O BRABAT 21 está constituído por 1.166 brasileiros e 34 estrangeiros e terá a responsabilidade de assumir a área de operações no Haiti, em 4 de dezembro deste ano. A missão do contingente brasileiro naquele país é contribuir para a manutenção do ambiente seguro e estável e prestar apoio às atividades de assistência humanitária e de fortalecimento das instituições nacionais, além de realizar operações militares de manutenção da paz.
FORÇA DE PAZ 3
Militares do Exército de quartéis de todas as regiões do Brasil foram destacados para a missão. A maioria serve em Organizações Militares (OM) localizadas no Rio Grande do Sul, em 15 diferentes Guarnições. O treinamento centralizado do contingente será realizado na Guarnição de Santa Maria, lar de 332 militares do Batalhão. No total, 92 OM do Exército terão representantes no BRABAT 21, sendo 45 quartéis localizados no Rio Grande do Sul.
MILIATRES VÃO PRA FORÇA DE PAZ.docx 1
 
Fotos: Sd Estevan