Oi deverá oferecer ligações gratuitas de orelhões para telefones fixos no RS

Operadora foi punida por descumprir determinação que previa 90% dos telefones públicos em funcionamento até março

A empresa Oi será obrigada a liberar chamadas locais gratuitas de orelhões para telefones fixos no Rio Grande do Sul a partir da próxima quarta-feira. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a operadora não cumpriu determinação expedida no final de 2014, que previa que 90% dos telefones públicos do Estado estivessem funcionando até março deste ano. Ainda segundo a Anatel, três em cada dez orelhões do Estado não estão funcionando.

De acordo com o gerente de Controle de Obrigações de Universalização e de Ampliação do Acesso da Anatel, Juliano Stanzani, enquanto a meta determinada no ano passado não for alcançada, a empresa será punida. ”A empresa não atendeu aquilo que foi determinado lá no ano passado, pois o prazo terminou em março, quando fizemos nova aferição. Por conta disso, toda a chamada feita de orelhão para telefone fixo local no Rio Grande do Sul será gratuita”, disse Stanzani.

As ligações permanecerão gratuitas até o próximo período de aferição, previsto para agosto. Caso a Oi não atinja a meta, as ligações de longa distância de orelhões também serão gratuitas. Se novamente a meta não for cumprida, a empresa terá que tornar gratuitas as ligações de orelhões para celulares. Além disso, a Oi recebeu diversas multas. 

Atualmente, a empresa conta com mais de 46 mil telefones públicos no Rio Grande do Sul e cerca de 650 mil no país. Em 2013, levantamento da Anatel apontava que cada orelhão do Estado era usado, em média, duas vezes por dia. A reportagem busca um posicionamento da Oi sobre a situação, mas até o momento, não obteve retorno.

Fonte: Correio do Povo