Pacientes que consultam ou fazem exames nos ESF da Vila Nova estão apreensivos com o anuncio da saída do Dr. Ivan Sotomayor Castro, Médico do Programa Mais Médicos
De acordo com Ellen Figueiredo, usuária do Posto, ele é clínico geral e atende no ESF Vila Nova, junto com o Dr. Thiago Pedroso Mendes. Cada médico atende 28 pessoas por dia, num total de 56 pacientes. Ela ainda ressalta que além disso, fazem atendimentos nas residências, e que iriam com seus veículos particulares.
O bairro Vila Nova tem mais de 9 mil pessoas e, a grande maioria consulta no Posto. Um grupo de pacientes procurou a reportagem do Portal solicitando que não tirem do ESF do bairro o Dr Ivan, “como ficaremos com apenas um clínico, não tem condições”, reclamam.
Eles alegam que com a saída de um dos médicos a comunidade vai ser muito prejudicada. No Pronto Socorro Municipal da Santa Casa atendem apenas emergências, urgências, não podemos comparar com atendimento do posto.
Clóvis Silva, morador da Vila Nova, fala que têm muitas pessoas humildes, ribeirinhas que não podem ficar sem esse atendimento, por isso, como usuário do local, a Vila Nova solicita que não removam o Dr. Ivan.
A Secretária de Saúde, Maria do Horte Salbego diz que o Dr. Ivan não é do ESF da Vila Nova, ele veio para a equipe do ESF do bairro Vera Cruz. Horto explica que o médico está temporariamente no local, até que o novo ESF esteja totalmente organizado. Coloca ainda, que o ESF da Vila Nova nunca teve dois clínicos gerais ou médicos de família. Como o bairro é grande, a secretária diz a Secretaria dá um suporte de um pediatra e um ginecologista
Alegrete têm hoje 11 médicos no Programa Mais Médicos. O Dr. Ivan é cubando, mas está atuando no Uruguai e veio como intercambista do país vizinho trabalhar em Alegrete.
Pelas regras do Programa, cada médico tem que atuar na unidade de saúde a qual foi designado. Em breve, quando o ESF da Vila Vera Cruz estiver todo organizado, o Dr. Ivan Sotomayor vai atender a comunidade que abrange aquela unidade, concluiu Maria do Horto.