Paulino Dorneles Fernandes Neto é autor de livros infantis e realiza um trabalho voluntário nas escolas públicas de Alegrete, juntamente com a mãe.
Paulino nasceu em Alegrete em 17 de dezembro de 1965, formado na Unisinos em processamento de dados em 1987. Em 1988 fundou a empresa Acesso Informática – hoje especializada em Assistência técnica e implantação de sistemas de gestão empresarial. Nos últimos 20 anos, fez mais de 50 cursos de aperfeiçoamento nas áreas de gestão e comercial (SEBRAE, Senac e outras instituições).
Em 1995 foi presidente dos Jovens Empresários de Alegrete. Atua, ainda na agropecuária e está começando um projeto de Turismo Rural em sua propriedade. Desenvolve projeto voluntário e gratuito nas escolas voltando à leitura desde 2009.
Seus três livros infantis: “A Turminha Legal e o Menino do Coração de Pedra”, “A Turminha Legal em busca do Bosque Bondade” e “A Turminha Legal no Mundo do Sim e do Não”.
O primeiro livro do escritor foi, A Turminha Legal em busca do Bosque da Bondade, onde o tema abordado foi a importância do saber perdoar, depois veio a Turminha Legal e o Menino Coração de Pedra, com o tema o Amor é o melhor remédio, e agora, de forma inédita, lança no Dartagnan Tubino, seu terceiro livro, a Turminha Legal no Mundo do Sim e do Não onde o tema abordado é o Despertar da Consciência sobre Limites. Vocacionado ao relacionamento com o mundo infantil, o escritor alegretense aborda em seus livros temas do dia a dia das crianças com linguagem agradável, de fácil compreensão, o que faz com que seus livros a sejam devorados por crianças e até adultos que se deliciam com suas estórias. Nesse contexto a presença do escritor na escola é aguardada com grandes expectativas por alunos, professores e pais.
Confira a entrevista do escritor alegretense
Portal: Como nasceu a ideia deste trabalho voluntário nas escolas públicas em Alegrete?
Paulino: Escrevi o primeiro livro em 2008, por incentivo da minha família, pois costumava contar muitas histórias para minhas sobrinhas quando eram crianças. Primeiramente, tinha expectativa de vender, mas como fiz tudo por conta própria, não encontrei meios de comercializar. Então, resolvi distribuir, gratuitamente, nas escolas. Foram doados 1.500 livros.A satisfação foi tão grande que resolvi formular um projeto de incentivo à leitura que hoje se chama: “Turminha Legal de incentivo à leitura.
Portal: Tua mãe tem um papel fundamental nessa história?
Paulino: Sim, a minha mãe, Thereza Weyer Fernandes, também, realiza nas escolas, há mais de dez anos,com Baldomira Machado Lopes, um trabalho social de iniciação à leitura de música, através de flauta doce. Ela me incentiva muito e me ajuda na viabilidade do meu projeto.O trabalho delas, pode ser conferido através do site www.musicaleiturafacil.com.br
Portal: Como nascem as histórias infantis?
Paulino: Antes de escrever, rezo e peço inspiração para Jesus Cristo, para que eu consiga levar uma mensagem que toque o coração das crianças, que possa contribuir com o seu crescimento como pessoa. Já escrevi cinco livros, abordando temas como: saber perdoar e não guardar ressentimentos, o amor é o melhor remédio para os corações de pedra, ter consciência de limites, como lidar com o medo, e por fim, o último livro é sobre o cuidado que devemos ter com a natureza.
Portal: Como funciona o projeto “Turminha Legal de incentivo à leitura”?
Paulino: No início do ano letivo, envio oficio para as escolas com o texto do livro que será editado no ano. No primeiro semestre,os professores realizam dinâmicas referente ao texto; desenhos, teatro, maquetes etc. No segundo semestre, entrego os livros para as crianças que participaram dos trabalhos. Com isso, elas valorizam mais os livros e despertam a curiosidade de ler.
Portal: De que forma tu interages com as crianças?
Paulino: No dia da entrega dos livros, as crianças apresentam os seus trabalhos com orgulho, conversamos a respeito do tema e depois vem a sessão de autógrafo. É uma festa.
Portal: Dentre as tuas obras qual a melhor estória que encanta crianças e adultos?
Paulino: O último livro “A Turminha Legal e a árvore Zinha ”foi um tema que incentivou muito as crianças.
Portal: Qual a importância de estimular as crianças a ler e escrever?
Paulino: Importância fundamental, é o alicerce do saber.
Portal: Teu trabalho é reconhecido em outras cidades também?
Paulino: O projeto foi crescendo aos poucos, iniciei com três escolas, este ano já são 18. Por indicação de escolas de Alegrete, levei o trabalho para Quaraí, Uruguaiana e Cachoeira do Sul. Nesses 7 anos de projeto, já foram distribuídos mais de 10.000 livros.
Portal: Qual o presente que tu gostarias de dar para as crianças de Alegrete neste 12 de outubro?
Paulino: O melhor presente para uma criança é amor e educação. Nosso país será melhor daqui a 10, 20, 30 anos, se fizermos isto, agora,com intensidade. Hoje a sociedade têm que gastar muito com acriminalidade, saúde,fome, falta de planejamento familiar e controle de natalidade, descaso com a natureza, etc, porque se errou na educação dos anos passados. Não podemos perder mais tempo.
Por: Júlio Cesar Santos