Polícia Civil deflagra Operação Alta Tensão em Alegrete e Dom Pedrito

A Polícia Civil, atrás da DECRAB/Bagé, deflagrou na tarde de ontem (14), a Operação Alta Tensão, nos municípios de Dom Pedrito e Alegrete. Duas prisões preventivas foram cumpridas.

Na tarde de hoje a DECRAB/Bagé, com apoio do efetivo de policiais civis que reforça a Delegacia de Polícia de Dom Pedrito, de Policiais da Delegacia Regional de Alegrete, deflagrou a operação Alta Tensão. Desde 2018 a DECRAB vem investigando uma série de furtos de componentes elétricos e transformadores elétricos de produtores rurais e da CEEE na região da campanha, especialmente nos municípios de Dom Pedrito e Bagé.

No começo deste ano a investigação chegou à identidade de alguns indivíduos, com grande conhecimento técnico em equipamentos elétricos. As investigações foram intensificadas e uma possível quadrilha identificada. Avançadas as investigações, o Delegado André Mendes, titular da DECRAB, decretou prisão preventiva dos indivíduos Rafael Lopes e Maicon Silveira, bem como por três mandados de busca e apreensão em Dom Pedrito e um no município de Alegrete. As medidas tiveram deferimento do Poder Judiciário da Comarca de Dom Pedrito e as ordens judiciais cumpridas no dia 14. Foi recuperado um transformador elétrico furtado da CEEE pelo bando, na data de 13 de abril do corrente ano, o fato ocorreu na localidade de Campo Seco, interior de Dom Pedrito. A quadrilha é investigada também pelo furto de outros equipamentos eletrônicos, inclusive fios de cobre. Pelo menos mais duas pessoas são investidas por integrarem a quadrilha. Os policiais destacam que o crime de furto a transformadores de alta tensão só poderia ter sido realizado por indivíduos com conhecimento técnicos, e acabam causando prejuízos enormes a produtores rurais e empresas.