Polícia Federal apreende 140 quilos de cocaína em Eldorado do Sul

el dourado

Uma investigação da Polícia Federal (PF), realizada com base em uma rede de informações sobre quadrilhas de traficantes, levou à prisão de uma pessoa e à apreensão de 140 quilos de cocaína em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana.

Na madrugada desta quarta-feira, agentes da PF, auxiliados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), montaram uma barreira em um trecho da BR-290. O objetivo era abordar uma camionete Fiat Strada que trazia cocaína para abastecer varejistas do tóxico — traficantes que vendem pequenas quantidades — de Porto Alegre.

O veículo foi abordado pelos policiais, que encontraram na caçamba os 140 quilos de cocaína. Foram apreendidas ainda duas cédulas de R$ 100 falsas. O motorista foi preso em flagrante e levado para o Presídio Central de Porto Alegre, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da PF.

O nome do preso não foi revelado, nem os detalhes sobre o roteiro que o veículo flagrado havia percorrido. O sigilo das informações é considerado, pelos policiais, essencial para garantir provas que levem ao fornecedor da droga — provavelmente um traficante atacadista (que fornece grandes quantidaes de cocaína e maconha) radicado no Paraguai (endereço de onde vem 90% da droga recolhida no Estado).

A apreensão de entorpecentes tem sido o foco da administração do superintendente da PF no Estado, Sandro Luciano Caron, responsável pela ampliação e pelo aperfeiçoamento da rede de monitoramento sobre os fornecedores dos traficantes gaúchos — que inclui escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, informantes e outras formas de investigação. O dinheiro falso apreendido irá merecer especial atenção dos agentes federais.

Pretendem investigar se é um fato isolado — é comum a presença de dinheiro falso entre traficantes — ou se há falsários tentando se aproveitar da Copa do Mundo para passar moeda falsa.

Fonte: Zero Hora