Por deficiência no atendimento, Procon notifica duas agências bancárias de Alegrete

O Procon notificou duas agências bancárias, em Alegrete.

De acordo com o Diretor, Geferson Maidana, muitas denúncias foram realizadas de pessoas desassistidas, principalmente idosos. “Alguns com dificuldade em sacar, outros com cartão bloqueado e todos tinham a mesma informação, de que o guarda apenas fazia sinal que não tinha ninguém pra atender. Todos os dias as filas são consideráveis. De acordo com o Decreto, é necessário que tenha pessoas disponíveis para atender os clientes em casos como os citados” – explicou o diretor.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do Procon, notificou duas Agências Bancárias de Alegrete nesta semana, em razão de várias reclamações dos consumidores, principalmente, os idosos que tem dificuldade em acessar os caixas eletrônicos e acabam errando o procedimento, desta forma, gera o bloqueio no cartão automaticamente.

“Uma Idosa, moradora da zona rural de Alegrete, viajou aproximadamente 50 km e, ao chegar em uma agência bancária, não conseguiu sacar sua aposentadoria por conta do bloqueio do cartão. Ela iria ficar sem receber até abertura da agência, por esse motivo foi até o Procon e fez uma reclamação. Clientes ressaltaram que alguns caixas eletrônicos estão desativados, principalmente, em supermercados, devido à aglomeração de pessoas. Outra reclamação foi de que no centro e nas agências bancárias alguns aposentados tiveram problemas por falta de limite de saque.

As duas agências bancárias foram notificadas e terão que apresentar as justificativas baseado na Lei Federal 8.078/90 (CDC), Decreto Federal 2.181/97 e Lei Federal 13.979/2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus.

“O prazo para a entrega das justificativas é de 72 duas horas, a contar do recebimento das notificações.”- explicou o diretor do Procon Geferson Maidana.