Preço da carne é o mais alto de todos os tempos

Mesmo vivendo na região que tem o maior rebanho de gado do Estado, o preço do quilo da carne nos açougues, de Alegrete, não deu trégua e sobe desde novembro de 2014.

O mais interessante que em contato com três açougues, fomos informados de que o consumo não caiu, apesar do aumento chegar a 30% em alguns cortes de carne.

carne1

O churrasco, hábito de muitas famílias, está garantido pela costela, picanha, maminha e vazio, porém a preço bem salgado. Os preços variam de 15.99 a 35 reais o quilo, entre estes cortes mais saborosos para um bom churrasco.

carnes22

Sadi Emmel, do mercado Estrela, atribui a suba do preço a falta de matéria prima. O valor de 3.70 subiu para 4.40 do quilo do boi vivo. “Quem tem segura o gado no pasto para conseguir melhor preço”. Ele disse que o preço do quilo da carne começou a subir em novembro de 2014 e não parou. Normalmente,  fala o empresário em janeiro e fevereiro em anos anteriores, o preço caía. Esta ano, subiu e subiu, considera. Mas garante que não deixaram de comprar carne. “O hábito é muito forte aqui em Alegrete. Outro dia fui para o caixa e vi clientes comprando 150 reais só de carne. Quem tem compra mesmo.”

carne

A Casa do Frango também confirma que a suba é devido ao preço do quilo do boi e diz que, mesmo assim, o consumo não caiu. Porém, informa que o frango é uma alternativa muito procurada pelos clientes. Eles compram carne daqui e de outros locais para abastecer a sua empresa.

suinos-carne

Outro que falou sobre os preços da carne foi Carlos Madalosso. Subiu, “mas ainda conseguimos manter bons preços e as vendas em alta”. Atribui isso ao fato de que ele mesmo compra, e só novilhos. Os cortes mais caros são de angus que é uma carne de primeira qualidade, ressalta.

As carnes da semana, as de panela como: a agulha e a paleta variam de 10.90 até 12.99 o quilo aqui na cidade.