Prefeito e vice analisam eleição, falam da administração e do futuro político

Entrevista de Erasmo e Preta juntos, já sinaliza que a sintonia de ambos está acima de siglas partidárias

IMG_7567
Foram 45 minutos de uma entrevista marcada pela informalidade, em que os gestores da atual administração, discorreram sobre vários temas. O prefeito e a a vice estão no sexto ano à frente do Executivo, e pelo tom das declarações, vão chegar em 31 de dezembro de 2016, final desta 2 ª gestão com a mesma afinidade que afirmam ter marcado esses anos de convivência.
Não deixam de ter suas divergências, que classificam como absolutamente naturais e indispensáveis para o saudável contraponto na condução do Projeto Político-Administrativo de Alegrete, mas que o respeito mútuo às diferenças é uma prática que é exercitada na sua plenitude.
Em alguns momentos da entrevista, Erasmo admitiu que entrou na política como um anti-petista, e que a experiência na Câmara de Vereadores o fez reavaliar seus conceitos e adquirir respeito pelo trabalho da bancada do Partido dos Trabalhadores.
Sem essa convivência prévia no Legislativo, entende que essa aliança não teria essa sustenção que tem. A seguir os principais tópicos abordados na entrevista concedida ao Portal Alegrete Tudo:

A eleição recente

 
Erasmo: Classificou as redes sociais como um fenômeno novo no processo eleitoral.  “Fica evidente que essa nova ferramenta disponível a um grande contingente de eleitores tem os dois lados, o bom e o ruim, mas prefiro um povo eventualmente equivocado do que omisso.” E que os debates pela forma agressiva dos candidatos, fomentaram as hostilidades na internet. O prefeito não vê no resultado da eleição em âmbito nacional e estadual, nenhuma dificuldade para a continuidade dos projetos de Alegrete, nas duas esferas.
Preta: Começou sua análise sobre a eleição dizendo que às vezes só bons governos não garantem a reeleição. A população espera sempre mais, e quando essas melhorias demoram, o eleitor busca na mudança, um resultado mais imediato. Classificou o Governo Tarso um bom Governo, mas que é histórico aqui no Rio Grande, mais um Governador não lograr êxito na reeleição.
A continuidade do Governo Dilma, mesmo com o natural desgaste dos 12 anos do PT no Governo, foi uma grande vitória de um Projeto que classifica como transformador. A reeleição de candidatos ligados ao município é muito importante para o respaldo político que necessitamos na Assembleia e na Câmara Federal.
Nesse contexto citou os nomes de Adão VillaVerde, Frederico Antunes, Márcio Biolchi e o alegretense Afonso Mota.
 

O recado das urnas

Erasmo: O eleitor fez a parte dele. Cada administrador terá que interpretar o que muitas vezes é subjetivo. Erasmo vê um desgaste natural para quem fica no Governo um longo período, mas que aqui, a Prefeitura está sempre reavaliando seu papel como agente impulsionador do desenvolvimento.
Foi enfático ao dizer desde que desde essa Administração assumiu a Prefeitura, iniciou um ciclo de desenvolvimento. Os 43 hectares doados à Unipampa, que viabilizaram a criação do Parque Tecnológico, com reflexos imensuráveis na pesquisa e na atração de novas possibilidades.
A regularização da área do Aeroporto que se arrastava há anos. O projeto habitacional Minha Casa, Minha Vida, a recuperação do Arroio Regalado e a construção do anel ferroviário, uma reivindicação de décadas que está prestes a ser anunciada, são algumas das muitas ações desse governo.
Preta: Para a vice-prefeita, o que fica de cada eleição, é que precisamos nos autoavaliar constantemente. Tudo está muito acelerado, e que de forma ainda não muito clara, a população sinaliza que busca alternativas para seus pleitos.
Em âmbito local, entende que o diálogo e o envolvimento com a comunidade que sempre foram uma marca desse governo, precisam ser ainda mais revitalizados. Analisa que eleição nacional, muito tensionada, gerou reações no eleitor, que precisam ser ainda compreendidas.
A população não quer a mudança apenas pela mudança, mas sim um sentido real na proposta.
 

A eleição de 2016

IMG_7566
Fotos: Zé Paulo
Neste momento da entrevista a pergunta foi dirigida apenas ao Prefeito Erasmo Silva
Portal: O senhor irá apoiar Preta Mulazani na próxima eleição?
Erasmo: iniciou brincando – acordos existem para serem descumpridos – mas logo, incisivo, disse nunca ter deixado a mínima possibilidade de não cumprir o que ficou acordado em 2008. Se disse surpreso com alguns comentários que poderia ser diferente.
Acentuou que não é o dono do partido, e que não pode falar pela sigla, que tem até 21 de agosto de 2015 para eleger um novo diretório e se posicionar sobre o tema. Mas que ele, Erasmo Silva, nunca pensou na possibilidade de não dar continuidade à aliança que o elegeu em 2008. Disse que sempre foi muito claro nas suas posições, e que a construção da vitória nos dois mandatos, não foi uma conquista pessoal e de um único partido, foi isto sim, o resultado de uma grande unidade de siglas e pessoas, finalizou.