Prefeituras gaúchas são orientadas pelo CRMV-RS a adiarem cirurgias eletivas em animais

A realização de cirurgias de castração em animais, consideradas eletivas , devem ser adiadas para evitar o uso de medicamentos de sedação que podem ser necessários para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O alerta foi feito nesta sexta-feira (17) pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e enviado a todas as prefeituras gaúchas.

O objetivo é manter os estoques regulados caso seja necessária a destinação desses remédios, que também são de uso humano, para municípios que estejam enfrentando dificuldades em adquirir os medicamentos do chamado “kit intubação”.

Caso a realização desses procedimentos seja imprescindível, o CRMV-RS sugere a adoção de protocolos alternativos de anestesia que não necessitem dos itens que formam o “kit intubação”. O documento enviado apresenta a lista de todos os medicamentos que fazem parte do kit e também orienta que, durante a suspensão de procedimentos de castração, as prefeituras sigam com seus programas de orientação para a importância desse procedimento e também da guarda responsável como forma controle da população de animais.

O CRMV-RS está à disposição das prefeituras que necessitem de orientação ou mais informações.

 

Fonte: CRMVRS