Os 10 leitos da UTI Neonatal de Alegrete estão ocupados. Nas primeiras semanas de janeiro, 13 bebês prematuros estiveram internados na UTI.
Segundo a médica pediatra responsável, Dra Marilene Campagnollo, o interessante é que a maioria dos prematuros internados são de Alegrete, e com a superlotação, tiveram que priorizar os mais graves. “Precisamos colocar alguns bebês na unidade canguru, onde temos cinco leitos. Para lá vão os que já estão melhores, apenas para ganhar peso”, revela
A médica alerta que a prematuridade ainda acontece devido às mães que não fazem o pré-natal completo, ou não realizam os cuidados necessários a sua saúde quando estão grávidas.
Por exemplo, uma grávida que pega uma infecção urinária, pode afetar seu bebê ainda em seu ventre, e isso pode fazer com ele contraia uma infeção e nasça prematuro”, citou a médica. “Isto é muito sério, porque só com cuidados extremos na UTI poderemos reverter o quadro”, assevera.
A UTI Neonatal está com um bebê de pouco mais de 24h que nasceu com 1 quilo 180 gramas. Outra questão levantada pelos pediatras que atendem na Neonatal é sobre a Maternidade Consciente. A campanha da Secretária da Saúde de Alegrete diz: ” Eu quero engravidar ?“, é uma campanha para “dar uma espécie de puxão de orelha”, no bom sentido, nas adolescentes e outras mulheres para que saibam da responsabilidade de engravidar e cuidar de sua saúde e do seu filho, fazendo as consultas pré-natal.
Os clubes de serviços da cidade são parceiros e estão sempre fazendo doações de equipamentos para melhorar ainda mais o atendimento da UTI, que e referência na região e no Estado.
Este serviço é oferecido em todos os postos de saúde dos bairros de Alegrete. Também é fundamental a quem estiver grávida que pare de fumar e não tome bebida com álcool, pois isso afeta diretamente o feto no ventre da mãe, pondera Campagnollo, e ainda lembra de que as grávidas devem se alimentar várias vezes ao dia.
Fotos: UTI Neo -Alegrete RS