Produção de mel em Alegrete

mel4
A produção de mel na fronteira oeste e região é sem dúvida uma das atividades que vem crescendo nos últimos 15 anos, principalmente com a capacitação dos produtores e a participação de parcerias como Emater, Secretarias de Agricultura, Sindicatos, Sebrae e Associações de Apicultores de cada município. Em Alegrete, a Associação dos Apicultores de Alegrete tem como presidente o apicultor Ronei Franco e a AAPIA conta com aproximadamente 40 sócios dos quais metade são atuantes e participam com maior expressão na cadeia produtiva do mel.
mel2
De setembro de 2013 até abril deste ano, segundo Ronei , foram colhidos 100 toneladas de mel no município, sendo que 48 toneladas foram comercializadas para um entreposto de Jaguari já que o mercado de Alegrete não absorve toda a produção. Alguns apicultores comercializam o mel para outros municípios e boa parte deste produto é comercializado nos mercados locais em embalagens de 1kg,1/2kg e 250 gramas com preços que variam conforme a época de venda.
mel3
Nesta primavera, a produção de mel está sendo comprometida devido a ocorrência de chuvas que prejudica bastante as atividades das abelhas que não conseguem extrair néctar para transformarem em mel e nem pólen para a sua alimentação, comprometendo o tamanho dos enxames que acabam se alimentando com o mel armazenado na colmeia. Comenta-se que devido a falta de produção, já estão sendo praticados preços em torno de R$ 8,00 o kg a granel, bem superior ao que vinha sendo pago no primeiro semestre em torno dos R$ 5,50.
mel
mel5