Professor Pedro Henrique, o criador do Jardim das Suculentas

O alegretense Pedro Henrique Franco, meio que por curiosidade em 2012, deu início o que hoje se transformou em um negócio que gera renda e toma parte das suas horas de lazer.

Formado em biologia, ele leciona matemática na Escola Demétrio Ribeiro, diz que foi contratado e acabou aceitando dar aula na disciplina dos números. Aos 35 anos é o dono do Jardim das Suculentas.

Em 2015, começou a comercializar, participando de feiras e eventos culturais de Alegrete, atende clientes que buscam suculentas para lembranças de aniversário e casamentos.

Através da graduação em biologia, o professor Pedro desenvolveu um interesse particular por botânica, mais precisamente o cultivo de suculentas. Reconhecendo os principais grupos taxonômicos: Crassulaceae, asphodelaceae, cactaceae, Portulacaceae, e assim, ampliando interesse sobre a taxonomia desse exótico grupo de plantas.

Possui um cadastro de mais de 100 variedades de suculentas. Explica que cada especie precisa de um tipo de cuidado, até com ambientes mais escuros e úmido, já outras preferem o clima seco.

O único gasto são os recipientes. Os vasos plásticos são comprados em centenas. O Jardim das Sulentas é cultivado ao redor da residência. No Bairro Vila Nova, Rua Duque de Caxias, 270. Em todo o pátio é possível conferir um tipo de planta, as suculentas estão em todas as partes. Até num toco de árvore encontramos uma linda especie.

Com uma clientela em toda região Fronteira Oeste, o professor adota o trabalho como hobby mesmo. Mas sempre tem pedidos. Durante um trabalho do filho Davi, que estuda numa escola pública, o pai levou dezenas de suculentas. Na escola todos adoraram e logo a pergunta surgiu – aonde você comprou essas plantinhas tio? Pedro respondeu que era ele mesmo que cultivava e encarregou o filho de explicar para turma.

A compostagem, com resíduos de lixo orgânico é feita em casa mesmo. No próprio pátio é gerada a terra para as suculentas.

Casado com Ana Leonor Santos, o filho mais novo, Benjamin, ainda não fez um ano e, no colo, já recebe as primeiras lições. Davi já ajuda o pai cuidando das suculentas.

O Jardim das Suculentas está no Instagram @jardim das suculentas e quem quiser saber mais é só entrar em contato pelo WattsApp 55-999087994.

Júlio César Santos

Compartilhe
  • 2.1K
  •  
  •  
  •  
  •  
    2.1K
    Shares