Programa PET Saúde comemora 1 ano e expande atividades em Alegrete

O programa promove o estudo sobre as doenças e agravos não transmissíveis (DANT’s) e aplica a atividade física e a educação comunitária

Atividades físicas pelo PET Saúde
O Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde), parceria entre Secretaria de Saúde da Prefeitura do Alegrete e curso de educação física da URCAMP, vem expandindo suas atividades com a criação e instalação de novas unidades básicas de saúde e programas.
O programa tem por objetivo promover o estudo sobre as doenças e agravos não transmissíveis (DANT’s) e aplicar a atividade física e a educação comunitária como componentes fundamentais para a obtenção de indicadores para promoção da qualidade de vida, buscando instituir uma nova atitude da população perante os cuidados com a saúde.
Este trabalho é desenvolvido através de práticas de educação física pelos acadêmicos, tais como caminhada, exercício de flexibilidade, alongamento, dança, entre outros, nas ESF Prado, Promorar, Dr. Romário, Centro Social Urbano, Piola, Nova Brasília, Vila Nova, Macedo, Praça Nova, Academia da Saúde Vera Cruz e A.V.E (ginádio da Urcamp), contando hoje com cerca de 150 alunos.
Ao completar um ano o programa expande suas atividades. No Centro de Especialidades Médicas (CEMA), as atividades estão sendo realizadas nas terças e quintas-feiras, das 8 às 9 h, tendo público alvo hipertensos, diabéticos e obesos. Na ESF Boa Vista, as atividades ocorrem em dois locais: nas quartas e sextas-feiras com aula de dança no Salão Comunitário Joaquim Fonseca Milano das 14 às 15 horas, e no Piquete Manoel da Rosa nas terças e quintas-feiras das 9h às 10h, com aulas de ginástica e dança.
SAÚDE DO HOMEM – complementarmente ao PET Saúde, a Secretaria de Saúde lança o Projeto Saúde do Homem, parte da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem. Na próxima terça 29/07 acontece a aula inaugural de lançamento do projeto no Núcleo Eny Vaucher Bandeira (antigo Crica).
As atividades ocorrerão nas segundas e quintas-feiras, das 8 às 10 horas, com jogo de truco, bocha, boliche, dominó e outras atividades. Mobilizar a população masculina brasileira pela luta e garantia de seu direito social à saúde é um dos desafios dessa política. Ela pretende tornar os homens protagonistas de suas demandas, consolidando seus direitos de cidadania.
Compõem a equipe do PET Saúde:
Secretaria de Saúde
 
Coordenadora: Claudia Viero – Nutricionista
 
Preceptoras:
Adelina Tubino – Psicóloga
Laura Basso – Assistente Social
 
URCAMP
 
Tutora: Maria Lúcia Schlittler – Educadora Física
 
Acadêmicos de Educação Física: Maiara Welker, Tiago Bem, Luis Gustavo Souto, Tamires Schirmer, Diego  Siveira, Maico Carricio, Lidiane Fagundes e Fernanda Carvalho Alves.