Projeto de Alegrete é destaque no 1º Fórum de Cidades Digitais

As ações da Prefeitura para qualificação da infraestrutura digital no município foram apresentadas na última semana, no I Fórum de Cidades Digitais da Região Serrana do Rio Grande do Sul, realizado em Gramado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD).

O evento teve o objetivo estimular investimentos em tecnologia que aprimorem a relação entre população e a administração municipal, com informações e exemplos de iniciativas no Estado, soluções de mercado e linhas de financiamento com a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cidades Digitais

Alegrete foi representada pela vice-prefeitaPreta Mulazzani e pelo diretor do Departamento de Tecnologia de Informação (DTI) da Secretaria de Governo, Adão Severo, este como convidado a palestrar sobre ações de inclusão digital e social. “Apenas seis municípios tiveram este destaque, o que valoriza o trabalho realizado por nossos servidores e o esforço da gestão em buscar melhorias estruturais”, destaca a vice-prefeita.

Ações como a interligação via fibra ótica de 41 prédios públicos, implantação de internet via satélite em 11 polos educacionais localizados na zona rural através do Programa Gesac do Ministério das Comunicações, e gestão com software livre de áreas como financeiro, tributário, patrimonial, recursos humanos e saúde, levaram Alegrete a integrar a Rede Cidades Digitais e, por isso, foi convidada a participar do fórum.

Além disso, o município em breve terá o Conecta Alegrete, projeto de inclusão digital que vai implantar internet com sinal wi-fi livre em cinco pontos da cidade. Para o diretor de DTI, Alegrete é destaque em infraestrutura digital na região pelo investimento em mão de obra qualificada e iniciativa em captação de recursos. “O nosso departamento tem profissionais qualificados e a Prefeitura tem bastante foco no cadastramento de projetos para captação de recursos e, por isso, temos uma estrutura muito muito boa”, explica.