Remoção de escombros no Regalado, por pouco não provoca tragédia

20150425_142551

O incidente ocorrido na manhã deste sábado(25), às 09:30, por muito pouco não provou graves consequências para a família que habita uma residência na área de revitalização do Arroio Regalado. A casa que estava sendo demolida por uma retroescavadeira da Prefeitura, na rua Timóteo Bomback, derrubou uma parede sobre outra casa. Com isso, duas das cinco peças dessa residência acabaram caindo. O teto também não resistiu e veio ao chão.

20150425_142741

Segundo relato do militar do 6º RCB, que estava na casa, ele só não ficou em baixo dos escombros,  porque como estava sozinho, foi dormir no quarto de casal para assistir tv.  A irmã de 5 anos que também dorme no mesmo quarto, estava para o interior do Município com a mãe. O jovem estava acordando, quando houve a queda da parede da casa da frente para o lado contrário. A distância entre as paredes era de menos de um palmo.

20150425_142712

 

Duas Assistentes Sociais acompanhavam o trabalho de demolição das residências. O militar afirma não ter sido acordado por ninguém, para alertá-lo sobre a presença de máquinas no local nesta manhã. Com o incidente, houve enérgica manifestação dos vizinhos que temiam que tivesse mais gente na casa, inclusive a criança. Não localizamos o operador da retro para saber se houve acidente no momento de demolir essa parede, ou se ele desconhecia que atrás da mesma, havia uma outra casa que não fazia parte das demolições programadas.

20150425_144656

O fato ganhou intensa repercussão nas redes sociais com comentários dando versões dramáticas para o caso. Por não ter expediente no sábado, não conseguimos a informação do porquê o Projeto de Revitalização do Regalado não contemplou essa casa que acabou em parte sendo demolida por engano, já que a mesma está junto as demais. Além dos prejuízos estruturais, a família teve perda dos móveis e, o militar lamenta a farda nova que adquiriu ontem. “Ficou completamente destruída em baixo dos tijolos”, disse o jovem. A prefeitura certamente irá apurar o caso para identificar se foi acidental ou se houve falha na não inclusão dessa casa junto as demais que foram beneficiadas pelo Projeto. Ou se desconhecia a existência da mesma e não foi repassada a informação para o operador da retroescavadeira.

20150425_142429

A assessoria de Comunicação da Prefeitura, emitiu  no início desta tarde, um lacônico comunicado. Eis o teor abaixo.

NOTA – Incidente na área do Projeto de Revitalização do Regalado

Com relação ao ocorrido na manhã deste sábado (25), durante a demolição de casas e retirada de escombros da área abrangida pelo Projeto de Revitalização do Regalado, a Prefeitura do Alegrete tece as seguintes considerações:

– A Prefeitura do Alegrete lamenta o ocorrido e a família prejudicada já está recebendo todo o atendimento necessário;

– O Projeto de Revitalização do Regalado terá sua continuidade. É um projeto estruturante e devolverá o arroio à comunidade;

– A Prefeitura do Alegrete está à disposição para maiores esclarecimentos.