Taxa de homicídios no Brasil é a maior desde 1980

Em 2012, houve 56.337 assassinatos no Brasil, o que representa um aumento de 7,9% em relação a 2011. Foi o maior número absoluto, desde 1980. A taxa de homicídios, que leva em conta o crescimento da população, também aumentou 7%, totalizando 29 vítimas fatais para cada 100 mil habitantes. Os dados constam do Mapa da Violência, que será lançada nas próximas semanas com dados que vão até 2012.
Levantamento
O levantamento é baseado no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que tem como fonte os atestados de óbito emitidos em todo o país.O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS) afirma que Brasil é o país onde mais se matam pessoas no mundo, com 3,5 vezes mais que o total de casos nos EUA. Proporcionalmente, 26 brasileiros são assassinados por ano, para cada um chinês. No transito, também somos recordistas mundiais de mortes:Os dados assustadores ocorrem por grande omissão na prevenção da violência, que começa no Executivo, passa pelo Legislativo e deságua na sobrecarga que o Poder Judiciário tem para enfrentar o problema.
Drogas provocam crimes
Muito além de questões sociais, há um tripé que alimenta a maior parte da violência no País: drogas, legislação frouxa, e sistema prisional em ruínas. O parlamentar acrescenta:Vivemos uma epidemia do crack, a maior causa de morte entre jovens de 15 e 25 anos. Mais da metade dos homicídios têm as drogas como causa. São provocados pelo transtorno mental que leva à violência, tráfico, latrocínios, etc…Terra afirma que a sensação de impunidade não acontece só nos casos de corrupção, mas atravessa todas as modalidades, pois as penas são pequenas, e em pouco tempo os criminosos voltam às ruas. Presídios precários e em número aquém das necessidades, também justificam o abrandamento de penas:Criou-se um discurso de demonização da polícia. Um ciclo vicioso fatal que leva a investir cada vez menos na polícia e no sistema prisional, aumentando o número de vítimas.