Terremoto no Nepal deixa mais de mil mortos

Tremor de terra, que teria durado entre 30 segundos e dois minutos, causou o desabamento de prédios e templos

Um terremoto de magnitude 7,9 atingiu o Nepal e pode ser sentido na Índia, em Bangladesh e na China sábado(25). Pelo menos 1.457 mortes em decorrência do tremor de terra já foram confirmadas, além de danos materiais em casas, prédios, templos e monumentos.

— Foram reportadas mortes em todas as regiões, exceto no Extremo Oeste. Todos os nossos agentes de segurança foram mobilizados para resgatar e ajudar as pessoas em necessidade. Os esforços de resgate ainda estão em andamento. Tememos que o número de vítimas suba à medida que os escombros sejam vasculhados — informou o porta-voz da polícia, Kamal Singh Bam.

A histórica torre Dharahara, no Nepal, uma das maiores atrações turísticas da cidade, não resistiu aos abalos e seus nove andares vieram abaixo, deixando uma montanha de escombros. Na Índia, pelo menos 26 mortes foram confirmadas devido ao desabamento de casas estremecidas pelo terremoto, principalmente no Estado oriental de Bihar.
— Recebemos informação de que há grandes perdas materiais e humanas no Nepal — disse Krishna Prasad Dhakal, um diplomata da embaixada do Nepal em Nova Délhi (Índia). — Provavelmente centenas de pessoas morreram em vários locais do país, em particular em Katmandu e Pokhara — acrescentou.

O epicentro do terremoto se situou 77 km a noroeste da cidade de Katmandu, com uma magnitude de 7,9 (inicialmente avaliada em 7,5) e uma profundidade de 15 km, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

— Tudo começou a tremer. Tudo caía. As paredes em torno da via principal desabaram. As portas dos estádios caíram — disse Anupa Shrestha, um residente da zona.

FOTOS: prédios e templos são destroçados pela natureza no Nepal

Fonte: Correio do Povo