
A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e reuniu professores cursistas, gestores, autoridades educacionais e representantes das redes municipais de Alegrete e Manoel Viana.
O evento marcou a conclusão de um percurso formativo voltado ao fortalecimento das práticas pedagógicas e ao direito à alfabetização na infância. As atividades foram mediadas pelos formadores Bruno Furquim Narvaz e Kerolin Machado Soares, que realizaram a acolhida dos participantes e a condução dos trabalhos ao longo do dia.
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Estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Educação, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Uruguaiana, as Articuladoras Municipais do LEEI, Quelen Gomes e Vanessa Vargas Maciel Caldas, além de autoridades locais, como a Secretária de Educação de Manoel Viana, Ana Margarete Oliveira Migotto, o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Alegrete, Rodrigo Guterres, e o Prefeito Municipal de Alegrete, Jesse Trindade.
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A programação incluiu apresentação artística de contação de histórias com a professora Gabriela Paim Rosso, exibição de vídeos com relatos de experiências dos professores cursistas, falas sobre o regime de colaboração entre os municípios e a Mostra de Trabalhos Pedagógicos, que trouxe práticas desenvolvidas junto às crianças da Educação Infantil durante o programa.
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No turno da tarde, a professora e pesquisadora Marília Rodrigues Lopes Heman ministrou a palestra formativa “Educação Infantil para que/m?”, abordando reflexões sobre a infância, a escuta e o cuidado nos processos pedagógicos. Com trajetória reconhecida na área, Marília destacou a importância da formação continuada para o fortalecimento da educação pública.
O seminário também contou com momentos de confraternização, como a entrega de lembranças aos professores participantes e a mesa partilhada, simbolizando a união construída ao longo do percurso.
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Em clima de encerramento, os mediadores reforçaram o compromisso coletivo com uma educação que respeita os direitos das crianças e valoriza o trabalho docente. Para os organizadores, mais do que o fim de uma etapa, o seminário representou a celebração dos aprendizados e o fortalecimento das práticas que seguem sendo desenvolvidas nas escolas de Alegrete e Manoel Viana.












